Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mercadão

Associação dos Mercadores de Sorocaba administrará Mercado Municipal

Decisão foi publicada no mês passado por meio de edital, disponível no site da Prefeitura

14 de Outubro de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Prédio do Mercado receberá melhorias e obras de manutenção
Prédio do Mercado receberá melhorias e obras de manutenção (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (14/10/2023))

A Associação dos Mercadores de Sorocaba ganhou o processo licitatório para administrar o Mercado Municipal “Alcino de Oliveira Rosa”. A decisão foi publicada por meio de um edital, em setembro, disponível no site da Prefeitura. Segundo o documento, a associação foi a única entidade interessada a fazer a gestão do local, o que tornou mais rápido o processo de avaliação e julgamento do plano de trabalho e documentos.

A licitação para a escolha da administradora do Mercado Municipal começou em 21 de julho, depois que a Câmara de Vereadores aprovou a lei 12.489 de 7 de janeiro de 2022, de autoria do Executivo. O dispositivo jurídico autoriza a outorga da concessão onerosa do uso do prédio.

Pela norma, a empresa responsável pelo espaço terá de realizar obras de ampliação, conservação, manutenção e reformas. Além disso, deverá operacionalizar as atividades em geral e viabilizar a exploração econômica; ter como finalidade exclusiva a exploração e gestão do local; e regularizar a ocupação dos boxes, sempre levando em consideração a atividade à qual se destina. Outra obrigação da empresa será incentivar as atividades turísticas ali, de modo a divulgar e atrair novos clientes.

Algumas dessas ações já são possíveis de constatar ao dar uma volta pelo entorno do prédio. O local, que por muito tempo foi alvo de pichações, recebe manutenção. Partes das paredes foram lixadas e no futuro devem receber uma nova pintura. Segundo João Carlos Padovani Cortez, presidente da Associação dos Mercadores de Sorocaba, câmeras de segurança também foram implantadas no prédio. Dessa forma, as pichações que permanecem são antigas, pois os atos de vandalismo contra o patrimônio histórico da cidade diminuíram consideravelmente no local.

“Antes acontecia com uma frequência maior essas pichações, mas a Prefeitura, juntamente com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Associação dos Mercadores, instalou câmeras em volta do mercado que são ligadas com a Guarda Civil Municipal e com a Policia Militar. Então, isso inibiu muito a ação dos pichadores, ajudou muito a gente”, comentou.

Além de toda a área interna do mercado, a empresa estará autorizada a explorar o seu entorno como estacionamento. Nesse caso, toda a arrecadação deverá ser revertida em prol do próprio imóvel, com melhorias e ações de marketing. “Estamos arrumando, projetando a pintura do mercado, então, já foi dado o início e os pontos que estão mais críticos já descascamos, já passamos o fundo e vamos aguardar a pintura do prédio”, finalizou Cortez. (Vanessa Ferranti)