Sorocaba
Cartório Eleitoral leva informação aos jovens nas escolas
iniciativa, inclusive, foi reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e irá receber um selo por excelência do órgão federal
Iniciativa da Justiça Eleitoral em Sorocaba leva informação e conhecimento sobre o processo eleitoral, a segurança das urnas eletrônicas e a oportunidade do alistamento eleitoral para jovens de 16 e 17 anos, estudantes de escolas públicas, que ainda não são obrigados a votar. A campanha, chamada “Jovem Eleitor”, é realizada por funcionários da 356ª Zona Eleitoral de Sorocaba, em escolas públicas da cidade, desde 2018. A iniciativa, inclusive, foi reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e irá receber um selo por excelência do órgão federal.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), até agosto deste ano, entre os 518.034 eleitores aptos a votar, somente 2.719 eram adolescentes com menos de 18 anos, sendo 334 de 16 anos e 2.878 com 17 anos. Já o total de eleitores jovens, na faixa etária de 18 a 24 anos, no mesmo período, era bem maior: 59.909.
Como, atualmente, praticamente todas as solicitações podem ser feitas pela internet, diretamente no site do TRE (www.tre-sp.jus.br), a funcionária da 356ª Zona Eleitoral, Camila Guido, afirma que a ação nas escolas também tem os objetivos de estimular os alunos e alunas a se tornarem multiplicadores no combate à desinformação e de orientá-los sobre os procedimentos para a realização do alistamento eleitoral.
“Nas visitas às escolas são realizadas palestras com temas como democracia, processo de votação, urnas eletrônicas e segurança do processo eleitoral. Os estudantes ainda são orientados pelos servidores do cartório eleitoral sobre o uso do Título Net para o alistamento eleitoral, por meio do qual é possível que os próprios jovens preencham seus requerimentos on-line”, afirma.
Foi o que ocorreu recentemente na Escola Estadual Professora Wanda Costa Daher, no Habiteto. Estudantes do ensino médio tiveram uma aula diferente no pátio da unidade escolar. Com equipamentos da Justiça Eleitoral, eles assistiram a uma palestra, com apresentação de vídeos. No encerramento receberam material informativo com sobre alistamento eleitoral pela internet.
Além disso, os jovens que queriam tirar o título de eleitor já puderam fazer o alistamento eleitoral na própria escola. A iniciativa agradou aos estudantes.
Título Net
Após assistirem à palestra na escola, alguns alunos já aproveitaram para fazer o alistamento eleitoral. O estudante Carlos Eduardo Zacarias Pereira da Silva, 16 anos, está no segundo ano do ensino médio e gostou da iniciativa da Justiça Eleitoral de aproximar os jovens dos serviços disponíveis nos cartórios eleitorais, principalmente sem precisarem ir até lá.
“Achei muito bacana, porque facilita bastante para a gente e assim não precisamos ir até o cartório, que é um pouco longe daqui. Então, aproveitei para já tirar meu título, pois é importante e pretendo votar nas próximas eleições”, afirmou.
O mesmo fez a estudante Júlia Rosemeire de Lima, 16 anos, que já saiu da escola com o alistamento eleitoral concluído. “É muito mais prático, pois ao completar 18 anos temos que obrigatoriamente ter o título de eleitor. Então, aproveitei que já tinha os documentos necessários e fiz tudo aqui na escola, com o auxílio dos funcionários, é muito prático.”
Para a servidora da Justiça Eleitoral de Sorocaba, a campanha ainda contribui para que os alunos sejam multiplicadores dos serviços on-line, por meio do site do TRE-SP, em casa com seus pais, parentes, conhecidos e amigos. “Muitas vezes, os pais dos alunos também precisam de algum serviço da Justiça Eleitoral, mas não acham tempo para se locomover até a sede dos cartórios eleitorais. Então, mostramos para eles que várias solicitações, como revisão e regularização do título de eleitor, certidão de quitação eleitoral, e outros, também podem ser feitos pela internet”, afirmou. (Ana Claudia Martins)