Mobilidade
Nova rodoviária de Sorocaba é anunciada para abril de 2025
Prefeitura prevê publicar edital ainda neste mês e autorizar início da construção no ano que vem
A Prefeitura de Sorocaba informou nesta sexta-feira (13) que deverá publicar ainda neste mês de outubro, no jornal Município de Sorocaba, o edital com o processo de escolha da empresa que irá construir a nova rodoviária da cidade. O custo é estimado em R$ 55 milhões. As obras estão prevista para começar no ano que vem e sejam concluídas em abril de 2025. Considerada obsoleto, o atual terminal rodoviário, inaugurado em 1973, quando a cidade tinha menos de 200 mil habitantes -- quase quatro vezes menos do que os 720 mil moradores de hoje --, sofre também por conta da degradação da região central da cidade, onde está instalado, e do aumento de casos de furtos e roubos no entorno.
Conforme foi definido pela atual gestão municipal, a nova rodoviária será construída no km 106 da rodovia Raposo Tavares, nas proximidades da Arena Sorocaba e do Hospital Regional Adib Jatene, na zona oeste da cidade. A escolha do local foi marcada por polêmicas. Localizações mais centrais foram sugeridas, mas acabaram sendo contestadas pelos moradores. Um exemplo foi uma área entre a avenida Dom Aguirre e a alça de acesso à Castelinho, no Jardim Santa Rosália, na entrada da cidade. Depois de protestos dos moradores do bairro e região, a proposta foi descartada pelo poder público.
Outra localizações avaliadas ficavam na rodovia Celso Charuri, local previsto no Plano Diretor de Sorocaba, com base em estudos realizados pelo Poder Executivo, e apontadas como ideais para a instalação da nova rodoviária. Entre os pontos positivos dessa opção estava a proximidade coma as principais rodovias que dão acesso à cidade: a Raposo Tavares, a Castelinho (José Ermírio de Moraes) e a Castello Branco. Contudo, os moradores da região também apresentaram argumentos contra.
O local definido, na altura do km 106 da Raposo Tavares, foi igualmente alvo de reclamações, em função da distância em relação à região central da cidade. Dependendo do trajeto, a nova rodoviária ficará entre 12 e 14 quilômetros da praça Coronel Fernando Prestes -- praça da Catedral.
Projeto
O prédio da nova rodoviária, segundo o projeto apresentado pela Prefeitura no final do ano passado, deverá ter cinco pavimentos -- dois no subsolo --, com instalações similares ao conceito utilizado na edificação de aeroportos. Contará com centro comercial, praça de alimentação, terminal de ônibus urbano, rooftop (terraço), jardins e estacionamentos, entre outros espaços ao público.
No total, a área total do empreendimento -- centro comercial e terminal rodoviário -- terá 20.262,40 metros quadrados. Serão 38.240,70 m² de área construída, sendo 840 m² exclusivos para o terminal. O estacionamento, por sua vez, terá 17.594.30 m². No segundo subsolo, está prevista a área de embarque e desembarque para os ônibus rodoviários e urbanos, além dos guichês.
A empresa NTS Projetos e Gerenciamento Ltda EPP, contratada pela Urbes, por meio de licitação, é a responsável pelos projetos da nova rodoviária, que incluem levantamento cadastral e projetos básico, executivo e complementares.
Outras obras
Iniciadas em janeiro de 2023, com prazo de execução de 14 meses, as obras da Clínica Veterinária Municipal seguem em andamento na zona norte, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2024. Ainda neste mês, a Prefeitura de Sorocaba deverá anunciar a primeira etapa da construção do Complexo Hospitalar Municipal, também na zona norte.
A municipalidade informou também que ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pitico deverá ser finalizada em dezembro deste ano. Segundo a administração municipal, uma das três novas linhas de tratamento instaladas já está em operação. Já as obras do Parque Metropolitano -- integrando Jardim Botânico, Parque das Águas, Porto das Águas, Parque Linear do Rio Sorocaba e antigo aterro sanitário -- estão previstas para iniciar em abril de 2024 e concluídas em 2025. (Da Redação)