Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Fiéis lotam Santuário em Aparecidinha no dia de Nossa Senhora Aparecida

Missa das 12h foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine; católicos também rezaram pela paz mundial

12 de Outubro de 2023 às 13:53
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fiéis lotam Santuário em Aparecidinha no dia de Nossa Senhora Aparecida
Fiéis lotam Santuário em Aparecidinha no dia de Nossa Senhora Aparecida (Crédito: Ana Claudia Martins)

Católicos, fiéis e milhares de devotos de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, aproveitaram o feriado desta quinta-feira (12), dia em homenagem à santa, para rezar, agradecer e também pedir pela paz no mundo, por conta do conflito que ocorre em Israel e na Faixa de Gaza, após o ataque terrorista do grupo Hamas.

Para celebrar a data, no total, oito missas serão realizadas ao longo do dia, no Santuário de Aparecidinha, em Sorocaba. A primeira missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida foi celebrada às 6h e a última está marcada para às 18h. A estimativa é que mais de cinco mil pessoas passem hoje pelo Santuário.

A missa das 12h foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine. Antes do início da celebração, dom Julio cumprimentou fiéis e devotos da santa em frente ao santuário. Em seguida, ele falou com a imprensa local.

Assim como alguns fiéis, dom Julio também falou sobre a importância da data e da intercessão de Nossa Senhora neste momento de conflito em Israel e na Faixa de Gaza. “Sem dúvida nenhuma, nós vivemos uma situação muito difícil, e o Papa Francisco definiu muito bem. Nós vivemos numa terceira guerra mundial feita em pedaços, ou seja, não só as guerras que estão sendo faladas, mas também há muitas outras guerras esquecidas no mundo de hoje, que de fato nos dão a impressão de uma guerra mundial feita em pedaços. E, por isso, também neste dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nós queremos pedir a intercessão dela e pedir pela paz no mundo e pela paz nos nossos lares”, afirmou.

Dom Julio disse ainda que “a paz verdadeira só pode surgir de uma reconciliação com Deus e com os irmãos e as irmãs. “Na medida em que, de fato, a gente consegue efetuar e aceitar essa reconciliação, a paz irá reinar na nossa vida e também no nosso mundo”, destaca o arcebispo metropolitano de Sorocaba.

Depois da celebração em Aparecidinha, às 17h, dom Julio também irá celebrar missa na Catedral de Sorocaba, na praça Coronel Fernando Prestes, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Também houve missa em homenagem à santa, na Paróquia Santa Maria dos Anjos, no Parque Vitória Régia, celebrada pelo padre Rodolfo Morbiolo, às 8h. Em seguida, os devotos saíram em carreata com destino à Aparecidinha.

Momento de agradecer

Os devotos de Nossa Senhora Aparecida também aproveitaram as missas para agradecer pelas graças alcançadas, renovar os pedidos de fé, e ainda rezar pela paz mundial.

Foi o caso da professora Ivania Valente, de 60 anos. Ela disse que é muito devota da santa por conta de sua mãe, que era muito ligada à Nossa Senhora Aparecida. “Hoje é um dia para agradecer a Nossa Senhora Aparecida por tantas graças alcançadas, mas também pedir pela paz mundial e a intercessão dela para que a guerra em Israel acabe”, afirma.

Ela disse ainda que todo ano participa da missa no Santuário em Aparecidinha no dia da santa. “Eu costumava vir sempre com a minha mãe, pois ela era muito devota de Nossa Senhora Aparecida. Há seis anos ela faleceu e mesmo assim eu continuo vindo. Nossa Senhora é uma mãe muito acolhedora, então, são muitas bênçãos que alcançamos por intercessão dela”, destaca.

Cecília Catarina Padilha Regis, 80 anos, afirma que é devota da santa há mais de 50 anos. “Sou devota de Nossa Senhora desde pequena, tradição que passa de geração em geração, dos meus avós para os meus pais e deles para os filhos. Então, venho todo ano para rezar e agradecer por tantas bênçãos já recebidas.” (Da Redação)

.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos