Sorocaba
Obra na Praça dos Tropeiros deixa taxistas ‘desabrigados’
Situação é temporária. Prestadores de serviço terão espaço melhor, diz Prefeitura
A Praça dos Tropeiros, localizada na avenida São Paulo, em frente à Santa Casa de Misericórdia, homenageia o período histórico de um dos principais ciclos econômicos de Sorocaba. Além de uma homenagem aos tropeiros, o espaço público também é usado como ponto de táxis e, enquanto esperam por passageiros, os motoristas se abrigam nos boxes disponíveis pela praça.
No começo de setembro deste ano, a praça foi adotada pela Fundação Divina Misericórdia, apoiadora da Santa Casa, por meio do programa Adote Sorocaba, e sua revitalização foi iniciada. Para viabilizar a obra, foi necessária a retirada temporária dos boxes, os taxistas se sentiram “desabrigados”.
O taxista Marcos Antônio de Paula, de 66 anos, reclamou da falta de estrutura durante a reforma. “Desde então, estamos sem proteção da chuva e sem banheiro. Para nos proteger, precisamos correr às lanchonetes próximas ao ponto”, conta.
“A situação está impactando negativamente o trabalho dos taxistas”, disse Marcos. “Os motoristas ainda não sabem quando a revitalização será entregue e muito menos se terão um abrigo temporário”, disse.
Em nota, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba informa que os abrigos dos taxistas serão modernizados, com a instalação de cabines maiores, com bancos e cobertura metálica.
O termo de adoção do espaço público ainda contempla serviços de manutenção do Monumento ao Tropeiro instalado no local, além de jardinagem, limpeza, iluminação e preservação do espaço.
O programa Adote Sorocaba é uma iniciativa da Prefeitura para que pessoas físicas e jurídicas possam adotar espaços públicos, como parques, chafarizes, praças, quadras e centros esportivos, entre outros equipamentos de valor cultural. Ao assinar o termo, o adotante assume o compromisso de manter e preservar o local. Em contrapartida, poderá instalar placas publicitárias com divulgação e fortalecimento de sua imagem institucional. (Da Redação)