Sorocaba
Devotos de Nossa Senhora agradecem milagres
Tradicionais celebrações acontecem no Santuário Nacional, em Aparecida, e também no Santuário de Sorocaba, em Aparecidinha
Mesmo com pés cansados e feridos, inúmeros peregrinos que partem do município de Águas da Prata (SP) não hesitam em caminhar mais de 300 quilômetros até o seu destino, a cidade de Aparecida. O objetivo é chegar hoje -- 12 de outubro -- dia da Santa Padroeira do Brasil. Entre esses fiéis está Rafael Gomes da Silva, paulista, de 39 anos, e sorocabano de coração. Essa é a segunda vez que o vendedor autônomo percorre o Caminho da Fé.
Tudo começou em 2019, quando ele pediu ajuda à Nossa Senhora para curar um problema de saúde do pai. “Ele foi diagnosticado com um aneurisma na aorta do coração em maio de 2019, tendo que fazer uma cirurgia. Então, pedi para Nossa Senhora que passasse na frente e que, independentemente da cirurgia, eu iria a pé até o Santuário de Aparecida”. Em agosto do mesmo ano, o médico cardiologista informou a Rafael que o pai não iria mais precisar fazer a cirurgia e, dessa forma, o vendedor fez o percurso caminhando, como prometido.
Acompanhado do compadre Leandro César Toloto, Rafael saiu de Águas de Prata em 30 de setembro e passou por cidades como Andradas, Ouro Fino, Inconfidentes, Tocos do Mogi, Consolação e Paraisópolis, todas essas em Minas Gerais. Ao chegar no pequeno Distrito de Luminosa, ele retornou ao Estado de São Paulo, seguindo por Campos do Jordão e Guaratinguetá. O Caminho da Fé completou 20 anos. O trajeto é maravilhoso, são subidas e descidas, vales e serras”, contou.
Para chegar até o destino, Rafael caminha uma média de 9 horas por dia -- cerca de 29 quilômetros, e tinha previsão de chegar ontem (11) ao Santuário Nacional. “Para mim e -- todos os católicos, Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil. Para mim ela é mãe, é a fé do povo católico brasileiro”, enfatizou Rafael.
Outros milhares de fiéis vão visitar a Basílica por meio de excursões que partem de diversas cidades do País. Em Sorocaba, um grupo tinha previsão de sair do Parque Vitória Régia, na zona norte, com 50 pessoas, na noite de ontem (11) e chegar à Aparecida às 3h de hoje.
Entre os devotos está Maria do Espírito Santo Souza, que viaja todos os anos até a cidade de Aparecida para cumprir uma promessa. Quanto tinha 20 anos, Maria teve um problema de saúde que nenhum remédio curava. Dona Maria pediu então auxílio à Nossa Senhora e recebeu a tão esperada graça. Hoje, bem de saúde, aos 75 anos, irá mais uma vez, acompanhada das amigas e do marido, agradecer a Santa. “A promessa foi há muitos anos, eu ainda era solteira. Fico muito emocionada e muito feliz. A primeira vez que fui lá (em Aparecida) me apeguei com ela. Graças a Deus tudo que eu peço eu consigo, ela está sempre na minha frente”, declarou Maria.
Em Sorocaba
No Santuário de Aparecidinha, em Sorocaba, haverá missas durante todo o dia, hoje. As celebrações começam às 6h, com o pároco Ricardo Chizzolini; às 7h30 será a vez do padre Manoel César Camargo Junior e, às 9h, o padre Tadeu Rocha Moraes presidirá a celebração. Também haverá missa às 10h30, com o padre José Antônio Leite de Oliveira.
Às 12h, haverá a celebração com o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine. No período da tarde, terão missas às 14h, com o padre Carlos Ferreira Borges Meira, e às 16h, com o padre Arari dos Santos Amorim “Kojac”. As celebrações terminam às 18h, com o padre Ricardo Chizzolini.O Santuário Novo de Aparecidinha está localizado na estrada dom José Melhado de Campos, 160.
Na Paróquia Santa Maria dos Anjos, no Parque Vitória Régia, uma missa será celebrada pelo padre Rodolfo Morbiolo, às 8h. Em seguida, às 9h, os fiéis sairão em carreata com destino a Aparecidinha. A Paróquia Santa Maria dos Anjos fica na rua Mariano Vera Dias, número 221.
No fim da tarde, às 17h, haverá uma missa na Catedral de Sorocaba, na praça Coronel Fernando Prestes, com o arcebispo dom Julio Endi Akamine. (Vanessa Ferranti)
Galeria
Confira a galeria de fotos