Sorocaba
Aeroporto de Sorocaba recebe visita inesperada de lagarto na pista
Animal da fauna nativa foi acompanhado até a mata por funcionários da Rede VOA, que administra o local
Um lagarto foi o protagonista de uma cena inusitada no Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz, na tarde desta quarta-feira (4). O réptil apareceu na pista de pouso e decolagem, interrompendo as operações por aproximadamente 30 minutos. A situação foi flagrada pela câmera do Canal do Avião, no Youtube, que faz transmissões ao vivo do movimento aéreo no local.
A Rede VOA, empresa responsável pelo aeroporto, informou que o animal é da fauna nativa e que foi identificado tanto remotamente quanto localmente pela equipe de segurança. Os funcionários foram até o local e acompanharam o lagarto até a área de mata, sem causar qualquer dano ao bicho ou aos colaboradores.
Segundo a empresa, não houve nenhum impacto operacional sobre a questão e nenhum voo foi atrasado ou cancelado por causa do incidente. A Rede VOA disse ainda que desenvolve mapeamento e monitoramento constantes da área aeroportuária, com a presença de uma bióloga especializada em fauna em sua equipe. Todo manuseio ou retirada de animais silvestres é documentada e segue os padrões profissionais, para resguardar tanto os colaboradores quanto os animais. Após a captura, os animais são destinados para órgãos que comprovadamente possuem treinamento para a soltura.
A empresa informou também que nesse ano foram reportados 18 avistamentos de pássaros e um réptil no aeroporto.
O Canal do Avião, que registrou o momento em que o lagarto invadiu a pista, é um projeto criado pelo entusiasta de aviação Paulo Faria, que transmite imagens ao vivo do movimento aéreo do aeroporto de Sorocaba. O canal conta com mais de 3 mil inscritos e já soma mais de 6,9 mil vídeos publicados.
Outros casos
Não é raro que os aeroportos brasileiros enfrentem situações inusitadas envolvendo animais que invadem as pistas e atrapalham as operações. Cachorros, caranguejos, abelhas, aves e até cobras já foram flagrados por câmeras ou pelos próprios passageiros, gerando atrasos, arremetidas e curiosidade.
Um dos casos mais recentes ocorreu em 27 de setembro deste ano, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Um cachorro correu pela pista de pouso e decolagem, enquanto funcionários do aeroporto tentavam capturá-lo. Em março, outro animal que chamou a atenção foi um caranguejo, que invadiu a pista do Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo. Um avião da Gol que vinha do Rio de Janeiro teve que arremeter por causa do crustáceo.
Também em março, um enxame de abelhas foi encontrado próximo à asa de um Airbus, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O avião, que partiria para São Paulo, precisou ser recolhido para inspeção, mas voltou às atividades no mesmo dia. Em 2019, uma ave se chocou com uma aeronave que ainda estava em solo e partiria do Recife para São Paulo. A pista precisou permanecer fechada por cerca de 10 minutos para inspeção.
Também no Recife, o Aeroporto Internacional ficou fechado por 11 minutos em 2020 porque uma cobra foi atropelada por uma aeronave e também precisou passar por inspeção. O animal era uma jiboia de cerca de um metro e meio de comprimento. (Wilma Antunes)
Galeria
Confira a galeria de fotos