Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Jazigos registram nova onda de furtos

Cemitério da Saudade concentra maior parte dos roubos de peças e obras de arte feitas de metal

03 de Outubro de 2023 às 23:01
Ana Claudia Martins [email protected]
A GCM recuperou ontem peças que tinham sido furtadas e foram deixadas pelos ladrões
A GCM recuperou ontem peças que tinham sido furtadas e foram deixadas pelos ladrões (Crédito: SECOM / SOROCABA)

Moradores de Sorocaba denunciam nova onda de furtos no Cemitério da Saudade, que é o mais antigo e tradicional da cidade. Localizado na praça Pedro de Toledo, no bairro Além-Linha, os furtos no local são frequentes. Desta vez, eles teriam ocorrido no fim da semana passado e não são mais novidade para quem visita o cemitério e, muito menos, para os funcionários. O Cemitério da Saudade é administrado pela Prefeitura de Sorocaba, assim como outros três na cidade: Santo Antônio, da Consolação e da Aparecida.

Segundo dados da Guarda Civil Municipal (GCM), em 2023, até o momento, foram registradas 11 ocorrências de furtos em cemitérios públicos de Sorocaba, sendo sete no Cemitério da Saudade. No mesmo período de 2022 houve 25 casos atendidos pela GCM, sendo 14 no Cemitério da Saudade.

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), por meio da GCM, informa que tem intensificado as rondas, dentro e fora dos cemitérios, assim como nos demais próprios públicos, 24 horas por dia, totalizando cerca de mil rotas fixas. “Ademais, a atual administração municipal segue implantando o Centro de Operações Integradas e Inteligentes (COII), sistema que unificará as informações coletadas por videomonitoramento nos diversos pontos, as quais serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município, para que atuem de imediato e de forma conjunta”, informa a pasta municipal.

Furtos são frequentes

Na manhã de segunda-feira (2), a equipe de reportagem esteve no local e constatou furtos de peças metálicas em alguns túmulos. As peças são arrancadas dos jazigos pelos ladrões, deixando marcas. Em um túmulo, nem mesmo um anjo metálico de cerca de um metro de altura escapou de ser levado pelos ladrões, apesar do peso.

É fácil constatar os furtos nos jazigos: as peças são arrancadas pelos ladrões e só ficam as marcas - ANA CLAUDIA MARTINS
É fácil constatar os furtos nos jazigos: as peças são arrancadas pelos ladrões e só ficam as marcas (crédito: ANA CLAUDIA MARTINS)

A família estima prejuízo de cerca de R$ 7 mil, visto que a peça foi produzida por uma empresa especializada. O que chama ainda mais atenção é a ousadia dos ladrões, pois o jazigo da família fica bem próximo à sede da administração do Cemitério da Saudade, local onde inclusive existe uma câmera.

Porém, os funcionários não souberam informar se o equipamento está funcionando ou não. Além disso, eles relataram que foram localizadas no cemitério, nos últimos dias, algumas peças de metal e outros materiais que não foram levadas pelos ladrões.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informou que para combater e coibir esse tipo de delito, entre outras medidas importantes, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) instalou câmeras de videomonitoramento, começando pelo Cemitério da Saudade, e estuda ampliar essa cobertura, além de levar o mesmo sistema para os demais cemitérios municipais.

No entanto, não informou quantas câmeras já foram instaladas e se estão efetivamente auxiliando no combate aos furtos. “Ainda, a Serpo deu início à instalação de iluminação interna com tecnologia de LED nas principais vias do Cemitério da Saudade, o que também deverá se estender para os demais cemitérios públicos.”

“Encontramos, inclusive, uma imagem grande de Nossa Senhora Aparecida, e uma redonda, toda dourada, com uma imagem de Jesus. Os ladrões vão tirando as peças e depois acabam indo embora sem conseguir levar todas”, afirmam.

Os funcionários do cemitério disseram ainda que, nos últimos dias, também foi constatado que ladrões teriam entrado em um local fechado, onde são guardadas ferramentas usadas no dia a dia dos trabalhos. “Acredito que entraram pelo telhado, pois quebrou uma telha, mas parece que nenhuma ferramenta foi levada”, conta o funcionário, que preferiu não se identificar.

Quem passa pelo Cemitério da Saudade reclama da falta de segurança e dos constantes furtos. “É uma pena, não respeitam nem os túmulos dos mortos. A gente não pode colocar uma foto com um suporte bonito ou uma imagem melhor, pois tudo é levado. Agora, levaram o anjo do túmulo da minha família. Antes disso, já tinham levado outras peças metálicas. A gente fica no prejuízo”, reclama um dos familiares, que esteve na manhã de ontem (3) no Cemitério da Saudade para verificar a situação. A família informou que registrou boletim de ocorrência.

Objetos recuperados

A GCM informou ontem que recuperou peças que tinham acabado de ser alvo de tentativa de furto de sepulturas no Cemitério da Saudade. O material, encontrado na praça em frente ao logradouro público, foi encaminhado para a sede da corporação e já foi devolvido aos responsáveis pelo cemitério.

A GCM havia recebido denúncia do caso, por volta das 4h15, de que homens tinham invadido o cemitério. Nas proximidades do local, uma guarnição que fazia patrulhamento preventivo foi abordada por um vigia, que tinha avistado um homem carregando objetos, em atitude suspeita.

Buscas foram feitas pela equipe da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) da GCM, no cemitério e nas proximidades, mas não foram localizados os suspeitos, os quais continuam sendo procurados. Porém, na praça Pedro de Toledo, a GCM achou uma mochila e duas blusas de cor laranja, nas quais estavam enrolados dois crucifixos, uma placa de sepultura e uma estatueta.

Denúncias

Denúncias sobre furtos podem ser feitas pelo telefone 153, da GCM. Todos os registros realizados pela Seção de Administração de Cemitérios são imediatamente comunicados à Polícia Civil, para que sejam devidamente investigados e as providências penais cabíveis sejam tomadas. (Ana Claudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos