Sorocaba
Calor faz consumo de água aumentar 14%
Volume útil da represa de Itupararanga ontem era de 63,93% de sua capacidade
Com as altas temperaturas registradas na cidade no último final de semana, o consumo de água em Sorocaba teve um aumento de 14% em relação à média observada nos cinco finais de semana anteriores, informou o Saae Sorocaba. Já o volume útil da represa de Itupararanga estava ontem (28) em 61,93%, uma pequena queda, se comparado com terça-feira (19), quando marcava 63,37%, de acordo com os dados da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que administra a represa.
O Saae Sorocaba ressalta que é fundamental o consumo consciente de água pela população, para a preservação dos mananciais hídricos do município, independente da época do ano. A autarquia orienta que a população a evitar gastos desnecessários e desperdícios. Para isso, é importante fechar bem as torneiras ao escovar os dentes ou fazer a barba, por exemplo. Para se ter uma ideia, fazer a higiene bucal com a torneira aberta representa um consumo de aproximadamente 12 litros de água. É importante também evitar banhos demorados. Se o tempo passar de 15 para 5 minutos, cerca de 90 litros de água podem ser economizados.
Antes de lavar a louça, recomenda-se a remoção de restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho. Lavar a louça com a torneira aberta o tempo todo desperdiça até 105 litros, de 12 a 20 litros por minuto. Se estiver pingando, são 46 litros/dia, o que significa 1.380 litros por mês. Deixar de lavar o carro com mangueira também gera economia, pois o gasto pode chegar a 600 litros de água. Uma sugestão é lavar o automóvel uma vez por mês, com balde.
Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Procure utilizar a capacidade máxima da máquina, para diminuir o número de lavagens. Fique atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários. Um furo de 2 milímetros no encanamento pode desperdiçar cerca de 3 caixas d’água de mil litros. Ao regar jardins e plantas, opte por fazer ao entardecer ou amanhecer, quando o sol é mais ameno. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador. Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura. Se precisar lavar, utilize a água que sai da máquina de lavar.
Os valores citados nas dicas de consumo são apenas uma referência. O consumo pode variar de acordo com a pressão da água e o tipo de abertura da torneira ou equipamento. “Ações simples, adotadas no dia a dia, contribuem para o uso consciente da água”, informa o Saae.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água por dia é suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa. Seguindo o critério de faixa de consumo (litros/pessoa/dia), disponibilizado no site do Saae Sorocaba, até 110 litros, o consumo é considerado ótimo; entre 111 e 130, adequado; entre 131 e 155, médio; entre 156 e 185, alto e, por fim, acima de 185 o consumo é considerado muito alto. A população pode calcular o consumo de água por meio do link https://www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/. (Virgínia Kleinhappel Valio)