Polícia
Homem que atirou em caminhoneiro durante roubo é preso em Sorocaba
Ele também é investigado por outros crimes em estabelecimentos comerciais
O homem, de 25 anos, que atirou em um caminhoneiro durante um roubo ocorrido em 7 de agosto, na região do Jardim dos Estados, zona Sul de Sorocaba, foi preso pela Polícia Civil. Os mandados de busca e apreensão e prisão temporária foram cumpridos em 21 de setembro, porém, as informações foram divulgadas nesta terça-feira (26), em coletiva de imprensa na Delegacia Seccional. O estado da vítima, de 49 anos, é estável, mas ainda requer muitos cuidados.
De acordo com os delegados do 3º e 5º Distrito Policial, Mário Ayres e Basílio Cassar, responsáveis pela investigação, o motorista é de outra cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e fazia uma entrega no município, quando dois homens armados assaltaram o condutor e o seu ajudante. Eles subtraíram R$ 325,00 das vítimas, além de um aparelho celular. O motorista não reagiu ao roubo, mesmo assim, um dos homens efetuou um disparo que atingiu a região glútea do caminhoneiro. A vítima teve diversos órgãos internos perfurados e está impossibilitada de trabalhar.
“Com base nessa primeira ocorrência, os investigadores do 3ºDP saíram ao encalço dos indivíduos. Foram efetivadas diversas diligências de campo e de inteligência, contando muito com o apoio da nossa Delegacia Seccional através do doutor Urban, e lá começamos a ter os indícios de características de quem são esses indivíduos”, informou o delegado Mário Ayres, titular do 3º Distrito Policial.
20 dias após o crime, um estabelecimento comercial foi roubado, na mesma região, com o mesmo “modus operandi”. Em 27 de setembro, por volta das 5h30, dois homens com armas e facas entraram no comércio e renderam cinco pessoas. Utilizando de extrema violência, obrigaram as vítimas a deitarem no chão. Eles levaram R$ 5 mil, aparelhos celulares e pacotes de cigarros.
Por meio de imagens de câmeras de segurança e outras provas colhidas, a investigação identificou a dupla. Mandados de busca e apreensão e prisão foram cumpridos em três locais. Em um deles, o homem, de 25 anos, responsável por atirar no caminheiro, foi preso. Também foram apreendidas uma pistola e roupas utilizadas nos roubos.
O detido foi formalmente indiciado pelos dois inquéritos policiais e, além disso, irá responder também pela posse de uma arma de fogo com numeração raspada. Já o comparsa, de 28 anos, é procurado pela Justiça.
Além dos dois crimes citados, os homens são investigados, ainda, por pelo menos outros seis roubos, também em estabelecimentos comerciais, ocorridos na mesma região e com a mesma forma de atuação. Ambos têm diversas passagens policiais por roubo, tráfico de drogas e receptação.
Os casos continuam em apuração. A Polícia Civil pede para que outras vítimas de crimes parecidos na região procurem o 3º Distrito Policial ou a delegacia mais próxima para a elaboração do boletim de ocorrência.
Galeria
Confira a galeria de fotos