Sorocaba
Supermercados viram opção de lazer a famílias
Feiras de negócios dirigida a integrantes da Apas e fornecedores será realizada na sexta-feira no Espaço de Eventos Monteiro Lobato
Pequenos ou grandes, de estilos variados, sendo alguns mais simples e outros mais sofisticados, e com novidades como autoatendimento, galeria com lojas e serviços, praça de alimentação, música ambiente e outros atrativos. Faz tempo que ir a um supermercado, em Sorocaba, deixou de ser somente para compra de alimentos e demais itens para a casa. Virou, praticamente, uma opção de passeio em família. Principalmente nas lojas das grandes redes de supermercados, já que algumas lojas parecem verdadeiros mini shoppings centers.
E novos supermercados estão para inaugurar na cidade. Para os consumidores, parece que quanto mais melhor, eles acreditam que aumenta a concorrência, melhora os preços e gera mais empregos em Sorocaba.
Recentemente, o Grupo Pão de Açúcar inaugurou sua mais nova loja na cidade, no Campolim, na principal avenida do bairro e gerou mais de 90 empregos, entre diretos e indiretos. Para o diretor de operações do Grupo, Paulo Epaminondas, o interior de São Paulo tem grande importância e Sorocaba é uma cidade bastante estratégica pela sua localidade e perfil de clientes. “Estamos trazendo o melhor que o Pão de Açúcar tem a oferecer, com espaços ampliados, sortimento diferenciado e atendimento especializado que nossos clientes já conhecem”, afirma. A rede já possui outras lojas na cidade.
Em breve, a rede de supermercados São Roque também irá abrir uma loja na cidade, no cruzamento da avenida Santos Dumont com a rua Angélica, próximo ao aeroporto. As obras já estão em fase final.
Com três grandes unidades em Sorocaba, no mês passado, a rede Tauste anunciou a compra da área onde funcionava a fábrica do Grupo Campari, na rua Sadrac de Arruda, zona leste. O terreno tem 216 mil metros quadrados, com 50 mil metros quadrados de área construída. O valor do investimento não foi divulgado.
Atualmente, o Tauste está presente nas zonas sul, oeste e norte de Sorocaba. Segundo o Grupo, a localização da área adquirida é de relevância estratégica para a empresa. Questionado se o investimento será para um novo supermercado ou um centro de distribuição, o Tauste informou, na tarde de sexta-feira (22), que, “até o momento não há informações para passar sobre o que realmente será feito na área adquirida pela rede”.
Enquanto novas lojas chegam, outras fecham e mudam de nome. Foi o que ocorreu no ano passado, com as duas unidades da rede de supermercados Extra, que funcionaram durante anos na cidade. As unidades do antigo Extra Santa Rosália e Campolim foram convertidas no Assaí Atacadista. Os locais passaram por reformas e foram transformados em atacarejo, em linha com a atual geração de unidades da companhia.
Aliás, as chamadas lojas atacarejo têm conquistado os clientes. Prova disso que Sorocaba já conta com unidades das principais redes existentes atualmente no País. Em fevereiro do ano passado, a rede de supermercados Higa Atacado inaugurou sua primeira loja na cidade, situada na avenida Juvenal de Campos. Foram gerados 250 empregos na ocasião e investidos cerca de R$ 20 milhões. Com mais de 16 mil metros quadrados, sendo 4 mil metros quadrados de área de vendas, a loja de Sorocaba é a maior da rede.
Com lojas menores e mais centradas em bairros, a rede Bom Lugar surgiu há 24 anos, focada em ter suas lojas em bairros das cidades onde está localizada, com isso, acaba atraindo clientes que moram próximo e gerando empregos também, o que acaba impactando em um relacionamento próximo e humanizado entre quem compra e quem vende.
“Além de inaugurações de novas lojas e reinaugurações previstas para este ano, estamos investindo mais em tecnologia, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Nosso crescimento foi exponencial, mas é preciso fortalecer para consolidar, sempre buscando qualidade naquilo que entregamos aos nossos clientes”, disse o presidente da rede, Artur Doda.
Mais supermercados
Em abril deste ano, representantes do Grupo Muffato anunciaram a compra dos espaços da rede atacadista Makro em Sorocaba, para a implantação da Max Atacadista. De origem paranaense, a empresa tem quase 50 anos de experiência, conta com 19 mil colaboradores, e é a sexta maior rede varejista do País, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercado (Abras).
Na mesma data, diretores da rede Peralta Supermercados anunciaram a abertura da primeira unidade na cidade, na avenida Independência, próximo ao número 5.341, no Éden, com previsão de inauguração para dezembro próximo. A Peralta contará, ainda, com mais duas unidades, onde funcionam atualmente o supermercado Paulistão (rodoviária e avenida São Paulo).
Consumidores gostam
Para os clientes, a chegada de novas redes, principalmente os atacarejos, é positiva. Eles acreditam que são mais opções, preços mais baixos, maior concorrência e geração de empregos para a cidade.
É o que afirma o vigilante João Batista Schmidt, 58 anos. “Sim, é bom ter vários supermercados em Sorocaba, pois aumenta a concorrência, os preços ficam melhores e gera mais empregos”, afirma.
Já a fotógrafa Viviane Fontes, 30 anos, disse que prefere os atacarejos, embora não tenha o costume de fazer compras no atacado. “Prefiro comprar no varejo mesmo, mas os atacarejos geralmente têm preços melhores. Então, acho que dá para economizar um pouco mais”, destaca.
Encontro do setor
De olho nesse aquecimento do setor na cidade, a Regional Sorocaba da Associação Paulista dos Supermercados vai realizar, na sexta-feira (29), no Espaço de Eventos Monteiro Lobato, o APAS Experience, evento dirigido aos associados e fornecedores no formato de uma feira de negócios. O objetivo é aproximar toda a cadeia de abastecimento, proporcionando relacionamento e fomentando oportunidades de negócios locais, com oportunidades para aqueles que pretendem ampliar suas oportunidades de negócios e fortalecer e promover mais sustentabilidade e crescimento econômico. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos