Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zona Oeste

Operação integrada interdita dois estabelecimentos no Nova Esperança

A medida foi tomada após constatação de atividade criminosa e outras irregularidades nesta sexta-feira (22)

22 de Setembro de 2023 às 17:11
Cruzeiro do Sul [email protected]
A iniciativa faz frente e visa coibir a criminalidade
A iniciativa faz frente e visa coibir a criminalidade (Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Sorocaba)

Dois estabelecimentos comerciais, que funcionavam no Jardim Nova Esperança -- zona oeste de Sorocaba -- foram interditados na manhã desta sexta-feira (22). A medida foi tomada após constatação de atividade criminosa e outras irregularidades. Um deles opera como ferro-velho e o outro, como adega. A ação contou com a participação integrada de agentes da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e do do setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan)

 

O grupo reuniu-se no 4º Distrito Policial (DP) e partiu, em comboio, para o Jardim Nova Esperança, apara apurar denúncias de irregularidades administrativas e crimes, principalmente de receptação. A inciativa faz frente e visa coibir a criminalidade, tendo relação com as investigações e providências que estão sendo tomadas pelas forças de segurança acerca de casos de furto recentemente ocorridos em alguns locais da cidade, em especial no Centro.

Ao chegar ao local indicado, ao lado, funcionava uma adega, que também foi alvo de vistoria. Ali, foram apreendidos cigarros contrabandeados e o estabelecimento acabou multado e interditado, por desvio de finalidade, pela Seplan, uma vez constatada a prática criminosa. Os fiscais da Prefeitura também emitiram notificação por falta de alvará de funcionamento.

Em contrapartida, no ferro-velho, a equipe localizou uma bicicleta, objeto de furto do sistema Integrabike. Ela estava parcialmente desmontada. O estabelecimento foi multado por desvio de finalidade, notificado por falta de alvará e autuado por falta de sistema de monitoramento, em descumprimento à Lei Municipal nº 12.680/2022, e o estabelecimento está sendo investigado pela polícia.

Outro agravante é que, em frente ao ferro-velho, havia um chiqueiro de criação de porcos, junto ao córrego que corta o bairro, em Área de Preservação Permanente (APP), o que motivou também uma autuação de crime, por parte da Patrulha Ambiental da GCM. Os animais, inclusive, foram recolhidos. O proprietário do ferro-velho não estava no local. Havia apenas um funcionário, que foi encaminhado ao 4º DP para depoimento.

 

Operação Ferro-Velho

A ação desta sexta-feira também integrou o cronograma da chamada “Operação Ferro-velho”, realizada de forma integrada para coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto, assim como checar denúncias e identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo.

Segundo a Prefeitura, somente neste ano, até o momento, 97 estabelecimentos foram fiscalizados e houve emissão de 34 notificações e 11 autuações, devido a irregularidades. 

Para denunciar tais lugares, basta entrar em contato nos números 156, 153 (GCM), 190 (PM) ou (15) 99129-2426 - Whatsapp. (Da Redação com informações da Secom)

Galeria

Confira a galeria de fotos