Tempo
Forte calor exige cuidados por causa da baixa umidade
Ontem (20), a cidade atingiu 32ºC. Inmet agora emite alerta vermelho
O “calor de rachar” segue castigando os moradores de Sorocaba e os cuidados com a saúde devem ser reforçados, principalmente em razão da umidade relativa do ar estar em declínio. Ontem (20), a cidade atingiu 32ºC -- quatro graus abaixo em relação ao registro de terça-feira (19). A Secretaria Municipal da Saúde (SES) reforça os cuidados que a população devem tomar.
Até agora, não houve caso de desidratação decorrente especificamente do calor nas unidades de saúde. Porém, há registros de atendimento de doenças crônicas -- como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica -- que podem se agravar com a baixa umidade. “Em comparação com a série histórica do ano anterior, a quantidade de atendimentos está dentro da média esperada para esses doenças. Em 2022, foram 860 casos em agosto e 870 em setembro. Neste ano, 514 casos em agosto e 687 em setembro”, informou a SES, ao reforçar os cuidados gerais que população deve tomar.
É recomendado que as pessoas evitem exposição exagerada ao calor, procurem abrigo do sol e, o mais importante, façam hidratação regular via oral. Além disso, o uso de umidificadores de ar pode ser importante, se a umidade do ar estiver abaixo de 40%. Já em relação aos atendimentos de urgência, os procedimentos adotados pelos profissionais da saúde irão depender do caso e da doença de base do paciente, que, em geral, se acometido de asma ou outra patologia do tipo, receberá medicamentos para função pulmonar.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou, ontem, o nível do alerta de onda de calor para vermelho, colocando mais estados sob um aviso de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43ºC. Agora, nove estados podem sofrer com calor extremo: Minas Gerais; São Paulo; Rio de Janeiro; Paraná; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Goiás; e Tocantins. O alerta é válido até as 18h de domingo.
A previsão do tempo, segundo o Inmet, é que até sexta-feira (22) a temperatura chegue a 40°C no interior de São Paulo, além de a possibilidade da situação se agravar no final de semana, com temperaturas superiores. Para a região de Sorocaba, a Defesa Civil do Estado emitiu um aviso dizendo que, até domingo (24), a temperatura chegará aos 38°C, enquanto a URA pode ficar abaixo de 25%.
Os comunicados do Inmet são emitidos quando o centro-sul do País vive uma onda de calor atípica. A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño e com o aquecimento global (causado pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns. (Luís Pio - programa de estágio)