Lazer
Feiras-livres noturnas começam no Parque das Águas e Parque dos Espanhóis
Eventos serão sempre às terças-feiras, das 17h às 21h
As atividades das feiras-livres noturnas começaram ontem (19), no Parque das Águas e no Parque dos Espanhóis. Nos dois locais, as feiras acontecerão sempre às terças-feiras, das 17h às 21h.
As novas feiras-livres noturnas contam com 52 feirantes no Parque das Águas e 11 no Parque dos Espanhóis, com barracas de produtos variados, entre itens de hortifrúti, alimentos e utensílios de uso geral. Outros dois espaços públicos, que já contam com esse novo modelo, são o Jardim Guaíba, às terças-feiras, com 11 feirantes, e Aparecidinha, às quartas-feiras, com oito feirantes. Ainda, outros pontos da cidade também deverão ser contemplados posteriormente.
O prefeito Rodrigo Manga esteve presente durante a abertura da feira-livre noturna no Parque das Águas, ao lado dos feirantes e visitantes que prestigiaram a nova ação municipal. “As feiras-livres proporcionam diversos benefícios à população sorocabana, desde aquecer, ainda mais, a economia da cidade, por meio de suas atividades variadas, até manter viva a tradição de fazer as compras nos espaços públicos a céu aberto”, ressaltou o prefeito.
“Essa nova ação visa ampliar e movimentar às oportunidades aos feirantes e à população em geral, trazendo a possibilidade a esses profissionais de terem mais um período para trabalhar, se for do desejo dos mesmos. Além disso, também é possível agora atender os moradores que só conseguem frequentar as feiras durante a noite”, afirmou o secretário da Sedetur, Paulo Henrique Marcelo.
Os espaços foram escolhidos com a participação da população, por meio de uma enquete on-line, realizada pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Sorocaba, ainda em 2022. Já, o selo “Feira Legal” foi entregue aos novos trabalhadores do setor na segunda-feira (11). Ele é referente à regularização dos espaços ocupados para a realização das atividades pelos feirantes, algo que eles aguardavam desde 2015. Além disso, essa legalização permite que haja maior controle e gestão das feiras-livres, estimulando que elas sejam revigoradas e desenvolvidas. O certificado também traz a segurança de que, dentro do período estipulado, o feirante permaneça no local escolhido, pois participará do programa de legalização desses espaços.
Elaine Serodio, de 41, é feirante há mais de 30 anos. Para ela, além da feira noturna ser algo diferente na cidade, é uma boa oportunidade de aumentar o faturamento dos negócios. “Gostei muito da ideia de ter uma feira noturna em Sorocaba. Pelo que estou vendo hoje, aqui, as vendas serão prósperas”, relatou.
“Adorei a iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, de promover feiras noturnas na cidade. Era o que faltava para que os parques e pontos públicos se tornassem mais atrativos ainda”, concluiu a empresária Ana Carolina Polonio, de 37.
Mais informações sobre as feiras-livres noturnas podem ser obtidas junto à Sedetur, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3316-1646. (Com informações da Secom Sorocaba / Luís Gustavo Adabro)