Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Casal de Sorocaba realiza sonho de viajar aos EUA de furgão

Serão 33 meses de estrada; viagem começa no dia 30 de setembro

16 de Setembro de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Leonardo Zamignani e Daniela Ferreira juntos do sonho aventureiro ao planejamento para passar 33 meses viajando
Leonardo Zamignani e Daniela Ferreira juntos do sonho aventureiro ao planejamento para passar 33 meses viajando (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Após anos de planejamento, o casal de Sorocaba, Leonardo Zamignani e Daniela Ferreira, realizará um grande sonho: viajar até a América do Norte em um furgão antigo. O destino são os Estados Unidos, um dos países sedes da Copa do Mundo de 2026. Ao todo, serão percorridos quase 20 mil quilômetros em 33 meses de viagem.

“É possível fazer o trajeto planejado em um tempo menor, porém, a intenção é rodar poucos quilômetros por mês para poder conhecer ao máximo os lugares e culturas que formam o continente americano”, disse o casal.

A saída de Sorocaba está marcada para 30 de setembro. Toda os detalhes da viagem será registrado pelas redes sociais.

A ideia da aventura surgiu do Leonardo, em 2013. Na época, a intenção dele já era ser mochileiro e, ao assistir um comercial de televisão de uma peça publicitária de despedida da Kombi, em que um casal dava a volta ao mundo utilizando o veículo, ele percebeu que era possível fazer uma longa viagem com um carro mais barato.

Em 2017, conheceu Daniela e logo compartilhou o sonho com a companheira. Ela, que é administradora de empresas, conta que sempre gostou de viajar e, apesar de ter ficado com um pouco de medo, aceitou o convite. “Quando ele veio com essa ideia, por mais que tem gente que faz, assusta um pouco, e começam as perguntas: ‘Como vamos viver na estrada? Como vamos ganhar dinheiro? Como vamos sobreviver?’ Porque, querendo ou não, vamos sobreviver na rua. A rua vai ser a nossa casa, mas como eu gostava de viajar também, então era uma opção da gente realmente fazer o que gosta”, disse Daniela.

O planejamento

O Renault Trafic ano 1995 já foi ambulância, trabalhou em frigorífico e agora é uma a "motorcasa" - ARQUIVO PESSOAL
O Renault Trafic ano 1995 já foi ambulância, trabalhou em frigorífico e agora é uma a "motorcasa" (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Convite aceito, começou, então, a fase de planejamento. O primeiro passo foi economizar dinheiro para comprar um veículo. O plano inicial era uma Kombi, assim como a da propaganda. Porém, durante as pesquisas, o carro escolhido foi uma Renault Trafic ano 1995. O motivo para escolha foi o preço. O veículo já havia sido utilizado como uma ambulância do Corpo de Bombeiros no anos 90 e depois foi para um leilão em Mato Grosso do Sul. Desde 2013, o Furgão era usado para o transporte em um frigorífico, em Campo Grande (MS), e foi comprado pelo casal por R$ 11 mil, em 2021. A partir disso, o trabalho para construir o “camper” começou.

O veículo foi adaptado com cama, armários, geladeira, pia e fogão. Tudo que, segundo eles, é necessário para viver no que chamam de “estilo de vida desapegado”. Depois da adaptação, a velha ambulância ainda passou por vistorias do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para se tornar oficialmente uma “motorcasa” -- termo utilizado pelo órgão para identificar casas sobre rodas.

Agora, o casal está passando os últimos dias com a família em Sorocaba e em poucos dias a viagem deve começar. No primeiro dia, o destino será o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). “A Dani é bastante católica, a família dela também, já fomos algumas vezes lá e nos sentimos bem. Achamos legal ir lá para abençoar a van, para ser algo simbólico e dar o pontapé inicial para essa descida ao sul, para Ushuaia”, disse Leonardo.

Roteiro

O roteiro do casal que prevê muitas paradas, ainda está em definição. Porém, a primeira meta da viagem, após sair de Aparecida, é chegar, em janeiro, ao Ushuaia, cidade Argentina que fica no extremo sul da América do Sul, também conhecida como “Terra do Fogo” ou “Fim do Mundo”. O objetivo é subir o continente passando por mais um trecho da Argentina, além de Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.

Na Colômbia está previsto um dos grandes desafios: o despacho do carro para o Panamá, na América Central. Colômbia e Panamá até têm uma ligação por terra, mas não é possível passar de carro por ela, já que os 60 quilômetros da fronteira entre os dois países é tomado por uma densa floresta tropical, sem estradas e muito usada por narcotraficantes para fazer o transporte de drogas para a América do Norte.

Dessa forma, o veículo será despachado em um navio e os dois seguirão de avião ou barco até o Panamá. Na capital do país, a Cidade do Panamá, Leonardo e Daniela pegarão o carro novamente. Com essa fronteira vencida, o próximo passo é continuar rumo ao norte, passando por todos os pequenos países que formam a América Central até chegar nos Estados Unidos, para a abertura da Copa do Mundo de 2026.

Após acompanhar os jogos, a aventura continuará em direção ao extremo norte: o Alasca. “A expectativa está grande, porque é um planejamento de muitos anos que estamos fazendo, estamos trabalhando para isso, então, conforme vai chegando, a ansiedade vai crescendo, vamos ficando cada vez mais inquietos. Parece que os dias estão demorando para passar, porque a ansiedade fica grande mesmo”, disse Leonardo. “Expectativa altíssima e muita ansiedade para vivenciar tudo isso que está por vir”, complementou Daniela.

Quem tiver interesse, poderá acompanhar a viagem do casal nas redes sociais por meio do Instagram e Youtube. O nome do projeto nas plataformas é “Antes de Partir”. (Vanessa Ferranti)

Galeria

Confira a galeria de fotos