Sorocaba
Hoje, no Dia do Cliente, Procon leva atendimento à praça central
Consumidores receberão orientação e terão acesso a material informativo
Hoje (15), no Dia do Cliente, a Unidade do Procon Móvel de Sorocaba estará na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade, das 9h às 13h, para atendimentos à população e distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e cartilhas com orientações, registro de solicitações, abertura de reclamações referentes ao direito do consumidor, além de orientações, encaminhamentos e abertura de Carta de Informações Preliminares (CIP), que é a primeira tentativa de acordo amigável entre consumidores e empresas.
O atendimento presencial também está disponível na sede do Procon Municipal, na avenida Antônio Carlos Comitre, próximo ao nº 331, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, assim como na Casa do Cidadão da avenida Ipanema (das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira), na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha (das 8h às 15h, às terças e quintas-feiras) e na Casa do Cidadão do Shopping Pátio Cianê (Piso 3, Bloco B, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira).
O consumidor que tiver dúvidas, identificar ou suspeitar de irregularidades ainda pode acionar o Procon Sorocaba, por meio do Whatsapp (15) 99198-2958 ou do site www.procon.sorocaba.sp.gov.br/.
Em Votorantim
Nos sete primeiros meses de 2023, o Procon Votorantim realizou 1.038 atendimentos. Os principais temas abordados pelos consumidores estão relacionados aos assuntos financeiros, como cobranças indevidas, empréstimos, cartões consignados e estelionato.
Dessa forma, a entidade orienta os consumidores a procurarem os bancos onde são correntistas e a evitar empréstimos pessoais, pois, de acordo com o Procon, não é vantajoso fazer empréstimos enquanto os juros estiverem altos. Há também as solicitações às agências bancárias para que ofereçam propostas de quitação ou parcelamentos de dívidas aos consumidores.
Já as compras de produtos fazem parte de 12,7% das queixas na cidade. O Procon ressalta que é importante ficar atento e sempre exigir a nota fiscal do produto adquirido, afinal, o documento é uma prova de que o pagamento foi realizado.
No caso de aquisições on-line, o consumidor tem até sete dias para realizar seu direito de arrependimento e devolução do produto, de acordo com o artigo 49 do Código do Consumidor (CDC). Se a compra for realizada dentro do estabelecimento comercial, não há direito de arrependimento, podendo o produto apenas ser trocado em caso de defeitos.
O Procon alerta também sobre a importância de verificar a credibilidade da empresa e se há reclamações contra a loja. O consumidor deve tomar cuidado com ofertas e comparar os preços de determinado produto em diferentes redes de comércio, para evitar fraudes.
O Procon de Votorantim realiza atendimentos agendados de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3243-4201. Além da modalidade presencial, o contato também pode ser feito pelo e-mail [email protected]. (Da Redação)