Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança

Delimitadores de altura reduzem acidentes em pontilhões

Objetivo é evitar que caminhões com excesso de altura causem transtornos

06 de Setembro de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Equipamentos foram instalados nas avenidas Dom Aguirre, General Osório e Afonso Vergueiro e na rua Osmar de Oliveira
Equipamentos foram instalados nas avenidas Dom Aguirre, General Osório e Afonso Vergueiro e na rua Osmar de Oliveira (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (6/9/2023))

Os delimitadores de altura instalados a partir de março deste ano em três das principais avenidas de Sorocaba já evitaram quatro colisões de veículos com estruturas de pontilhões, segundo a Prefeitura. Dados da Secretaria de Mobilidade (Semob) mostram também que em 2023 foram registradas, até o momento, três ocorrências envolvendo veículos grandes nesses pontos. No ano passado foram cinco acidentes desse tipo. Todos os motoristas foram multados.

Os dispositivos atualmente operam nas avenidas General Osório, próximo ao cruzamento com a avenida Dr. Afonso Vergueiro; na Dom Aguirre, próximo ao Terminal São Paulo; outro nas proximidades do cruzamento com a rua Porphyrio Loureiro, na pista sentido Bairro/Centro; e um quarto na Afonso Vergueiro, na região da Praça da Abolição, no acesso à rua Luiz Gama.

Segundo a Semob, o objetivo dos delimitadores é evitar que veículos com excesso de altura circulem de forma irregular pela região central da cidade e fiquem enroscados sob os pontilhões ferroviários e viadutos. Situação bastante comum nos últimos anos.

“O limitador é uma ação preventiva complementar, pois todos esses pontos já tinham sinalização de indicação de altura máxima, mas que, infelizmente, não era respeitada por muitos motoristas de veículos maiores”, ressaltou a Secretaria.

Ainda conforme a Prefeitura, em todos os locais onde foi instalado, o dispositivo tem se mostrado eficiente como medida preventiva contra incidentes e para evitar complicações no trânsito, que geram lentidão e riscos aos motoristas. Os supervisores de trânsito têm constatado diferentes casos de veículos que utilizam a rota de escape, após passar pelo limitador.

O motorista flagrado desrespeitando a legislação, que veta a circulação de veículos grandes e pesados dentro da cidade, assim como não observando o limitador de altura, fica sujeito à multa de R$ 195,23 (grave). A punição ainda acarreta na perda de cinco pontos no prontuário, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Há, também, outro dispositivo instalado na rua Osmar de Oliveira, no Jardim São Calos, porém, com outra proposta. De acordo com a Prefeitura, o objetivo nesse ponto é desviar o tráfego de caminhões do local, que, apesar da proibição por lei e das devidas sinalizações, ainda assim, tentam acessar o bairro pela rodovia Raposo Tavares. A medida foi definida em conjunto com moradores do local.

Da mesma forma, foram instaladas placas de advertência nas proximidades, que, além da altura máxima permitida para passagem sob o delimitador, indicam também a saída alternativa para esses caminhões.

Isso ocorre porque, em abril de 2022, houve a adoção de medida de proibição da circulação de veículos pesados, sobretudo caminhões, na rua Osmar de Oliveira. (Vanessa Ferranti)