Sorocaba
Concurso para a Guarda Civil Municipal terá que reabrir inscrição
Um novo edital, para retomada do concurso e inscrição de todos os interessados, está previsto para ser publicado em setembro
Em razão de determinação judicial que outras cidades do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba, terá que reabrir as inscrições e reagendar a data de aplicação das provas objetivas e de redação do concurso público de ingresso à Guarda Civil Municipal (GCM) 2ª Classe, que estavam previstas para ocorrer no domingo (3), como uma das fases destinadas ao preenchimento de 50 vagas iniciais no quadro da corporação.
Um novo edital, para retomada do concurso e inscrição de todos os interessados, está previsto para ser publicado em setembro.
A medida, publicada na edição desta segunda-feira (28) do jornal Município de Sorocaba, decorre de determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), suspendendo os efeitos legais que estabeleciam os critérios de idade máxima (35 anos) e de altura mínima (1,59 para mulheres e 1,65 para homens) como condicionantes para a inscrição de candidatos interessados.
A exigência desses critérios no Edital do Concurso Pública da GCM de Sorocaba cumpria o disposto em Lei Municipal, sendo historicamente aplicado em nível nacional, tanto para concursos da GCM em outras cidades, quanto também em concursos públicos da Polícia Civil e da Polícia Militar de vários Estados.
Em Sorocaba, a retomada do concurso, mediante a republicação do edital, suprimindo os critérios relacionados à idade e altura, bem como a nova abertura das inscrições para todos os interessados estão previstas para o próximo mês de setembro, pela Fundação Vunesp.
Os candidatos que eventualmente já tiverem pago a taxa de inscrição poderão utilizar esse valor para participar da nova prova, sendo que todas as demais orientações e procedimentos estarão descritos na republicação do edital do concurso. (Da Redação)