Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Programa qualifica mulheres para atuar na construção civil

Interessadas devem confirmar adesão ao curso até hoje, pela Internet

28 de Agosto de 2023 às 23:01
Luis Felipe Pio [email protected]
Curso direcionado às mulheres que desejam ingressar na construção civil é gratuito
Curso direcionado às mulheres que desejam ingressar na construção civil é gratuito (Crédito: REPRODUÇÃO / LINKEDIN)

Apesar de ser um dos setores com mais vagas de trabalho em Sorocaba, a construção civil enfrenta dificuldade para preenchê-las devido à falta de mão de obra qualificada. Conforme apuração feita pelo Cruzeiro do Sul, Sorocaba ocupa a 42ª posição no ranking das 100 melhores cidades para se fazer negócio nesta área, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

De acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a construção civil ficou em terceiro lugar na geração de emprego em julho. O levantamento mostra que houve a criação de 91 vagas, com 781 admissões e 690 desligamentos. A Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Sorocaba (Aeas) e a Regional de Sorocaba do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) afirmam que esse cenário favorável resulta no aumento da oferta de trabalho, mas que a carência de profissionais qualificados é um impasse para o preenchimento das oportunidades.

Já que trata-se de um setor em constante crescimento, a Prefeitura de Sorocaba iniciou, na terça-feira (22), o programa de capacitação Elas na Construção, em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) de Sorocaba, com a abertura de vagas para um curso totalmente gratuito direcionado às mulheres que desejam ingressar na construção civil.

O programa ainda conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro Universitário Facens, Serviço Social da Construção Civil (Seconci-SP), entre outras instituições da área. O programa terá aulas técnicas sobre diferentes funções, como pintura imobiliária com efeitos decorativos, assentamento de revestimento cerâmico, elétrica residencial, segurança do trabalho em altura, além de matérias sobre educação financeira e regimento da categoria.

“As mulheres, quando capacitadas, poderão ser absorvidas pelo mercado de trabalho e adquirir autonomia. Muitas vezes a mulher acaba se sujeitando a certas situações pois não tem exatamente essa independência”, disse a consultora de negócios do Sebrae Sorocaba, Priscila Budemberg. “Além de a gente poder trabalhar com a inclusão produtiva, igualdade de gênero, este é um programa que trabalha para o desenvolvimento da nossa cidade. Diante de todos esses pontos, é um projeto muito prioritário, que está sendo construindo com diversos parceiros, pequenas e grandes empresas, pois a falta de mão de obra na construção civil é uma demanda latente”, disse.

As aulas do curso gratuito devem acontecer no Senai do Jardim Santa Cecília, na avenida Itavuvu, 6.515. A inscrição pode ser realizada de forma on-line até hoje (29) por meio do link https://abre.ai/elasnaconstrucao. Basta preencher o formulário com os dados pessoas e selecionar qual tema do curso lhe chama mais atenção. As aulas têm previsão de início para o dia 4 de setembro e encerramento no dia 17 de novembro.

Interesse por elas

O Seconci realizou uma pesquisa, com dez empresas associadas, na qual constatou-se que 72% das empresas teriam interesse em empregar mulheres no modelo de contrato da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), enquanto os 28% restantes as contratariam como microempreendedoras individuais (Mei). Além disso, as empresas apontaram como mais necessárias as funções de restauração, acabamento e aplicação de cerâmica.

Priscila também destaca a razão de as empresas se interessarem pelo programa. Ela explica que as mulheres em geral apresentam comportamento detalhista e facilidade para trabalhar coletivamente. “Nós já trabalhamos com um projeto que se chama ‘Sebrae Delas’, onde incentivamos e damos apoio às mulheres empreendedoras, e foi observado que normalmente as mulheres dão mais atenção aos detalhes, elas têm essa questão do cuidar do outro, do trabalho em equipe, de trabalhar em rede, é da natureza da mulher, são características e comportamentos que os homens muitas vezes não têm”, disse. (Luis Felipe Pio - programa de estágio)