Sorocaba
Cetesb anuncia que vai autuar o Saae
Motivo é a situação da ETE Itanguá. Foram constatadas irregularidades na operação e na manutenção dos equipamentos
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) autuará o Serviço de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) para que a autarquia adote medidas de regularização na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Itanguá. A medida foi tomada após vistoria nos bairros Santa Marta, São Bento e Vitória Régia, na quarta-feira (23).
Por meio de nota, a Cetesb informou que os técnicos “constataram irregularidades na operação e nos equipamentos da ETE, resultando na emissão de odores na atmosfera, o que provocou reclamações da população”. O comunicado finaliza dizendo que a agência ambiental seguirá monitorando o caso e adotando as medidas administrativas cabíveis. Outros detalhes, como quais seriam as irregularidades, não foram informados.
O Saae explicou que realizou novas manutenções preventivas adicionais nos equipamentos da ETE, assim como o desassoreamento dos tanques “para otimizar as etapas de tratamento de esgoto”. A nota enviada à Redação do Cruzeiro do Sul segue informando que a operação é feita 24 horas por dia e que, “neste período do ano, com as altas temperaturas e a estiagem prolongada, pode haver a potencialização da liberação de odores que, associada à inversão térmica em determinados períodos do dia, dificultam a dispersão desses odores na atmosfera.”
Porém, para quem mora no Santa Marta -- bairro onde está localizada a ETA Itanguá -- o mau cheiro não é de hoje, tampouco ocorre apenas em dias com altas temperaturas. Celita Viana, de 36 anos, moradora há dois anos na região, contou à reportagem que o odor sempre existiu, porém agora está mais forte. “O cheio lembra amônia, mas não temos certeza se é só isso mesmo. Ele é tão forte que chega a dar dor de cabeça em algumas pessoas. Dá até vergonha trazer visitas em casa com esse cheiro”, comentou a técnica de segurança do trabalho.
“O que a gente realmente espera é que isso se resolva. Aqui é um bairro tranquilo, bom, mas esse cheio é insuportável. É todo dia isso. Sabemos que é um projeto grande e demorado para tirar daqui a estação, mas gostaríamos que a comunicação com a gente seja feita de verdade e não só enrolação”, pediu Celita.
Para quem mora na região o cheiro é mais forte, realmente, entretanto, outros bairros também estão sofrendo com o odor mais forte. Cristian Carreiro, funcionário público estadual, informou que na segunda-feira (28) irá protocolar um ofício, tanto no Saae quanto na Prefeitura, pedindo esclarecimentos sobre o problema. “Sou morador do Jardim Planalto e alguns amigos do Vitória Régia, Alpes de Sorocaba, São Bento, Carandá e Altos do Ipanema relataram mau cheiro, principalmente à noite e em alguns casos esse cheiro vem pelo esgoto da casa. Então, no meu ponto de vista, o Saae teria que esclarecer publicamente o motivo de todo esse cheiro”, explicou.
Localizada no bairro Santa Marta, nas proximidades da entrada do Parque São Bento pela rodovia Emerenciano Prestes de Barros, a ETE entrou em funcionamento em 2009 e recebe o esgoto produzido na zona oeste e parte da zona norte da cidade. O problema é recoorente, assim como as reclamações dos moradores e o Cruzeiro do Sul tem acompanhado a questão. (Thaís Marcolino)