Solenidade
Dia do Soldado é celebrado nesta sexta-feira (25)
Comemoração acontece no mesmo dia do nascimento do Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro
O Dia do Soldado é comemorado nesta sexta-feira (25), em todo o Brasil. A data faz referência ao nascimento de Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Para celebrar a ocasião, solenidades são realizadas em todas as organizações militares do País e os soldados recém-incorporados fazem o juramento solene do sacrifício.
Em Sorocaba, o evento ocorreu durante a manhã, na Base de Apoio Regional do Exército, no Jardim Santa Rosália, e contou com com a presença de autoridades. Na cerimônia, houve ainda a entrega dos certificados dos soldados que fizeram o curso para cabo, com a formação de três profissionais.
Duque de Caxias
Nascido há 220 anos, na então Vila do Porto da Estrela, hoje município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Marechal Luís Alves de Lima e Silva entrou para a história como “O Pacificador”. Como tenente, foi o primeiro porta-bandeira do Batalhão do Imperador. Na unidade, formada pelo próprio D. Pedro I, teve seu batismo de fogo nas batalhas pela independência na Bahia. No retorno da vitoriosa campanha, recebeu o título de Veterano da Independência.
Nos dias atuais, Caxias é inspiração para os soldados brasileiros, principalmente durante suas missões. “O Patrono eterniza-se, guiando a ‘Mão Amiga’ no acolhimento solidário de refugiados e na proteção das terras e dos povos indígenas. Nessas operações, ficam evidenciadas a resiliência, a capacidade de coordenação logística e a aptidão de nossos soldados para atuarem em operações conjuntas e interagências. A ‘Mão Amiga’ também trabalha incessantemente na distribuição de água no semiárido e no apoio à defesa civil, socorrendo nossos irmãos atingidos por catástrofes em qualquer parte do território nacional”, destaca o Exército.
As Forças Armadas enfatiza, ainda, que Caxias eterniza-se também nos serviços executados hoje, voltados ao desenvolvimento e integração nacional, como obras de engenharia que contribuem para a melhoria das condições da infraestrutura viária e de comunicações do País, assim como os trabalhos de preservação das riquezas do território nacional. (Da Redação)