Onda de calor
Calor bate recorde para mês de agosto em Sorocaba
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na tarde desta quinta-feira (24), a cidade registrou a temperatura máxima de 34,1ºC
O calorão fora de época, ou seja, a estação atual é o inverno, aumentou o consumo de sorvetes nos últimos dias em Sorocaba. Nesta quinta-feira (24), por exemplo, a temperatura foi recorde na cidade para o mês de agosto, e chegou a 34,1ºC no período da tarde, entre das 13h às 14h. Segundo a meteorologista Helena Turon Balbino, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura desta tarde foi a maior para um mês de agosto desde 2006, quando teve início a coleta dos dados pelo instituto na cidade.
Além disso, o calor também superou a maior temperatura registrada em Sorocaba neste ano, que foi em 26 de janeiro, em pelo no verão, quando os termômetros registram 33,6ºC. O que chama atenção agora, é que a estação atual é o inverno.
Com o calorão fora da época, quando os termômetros estão marcando temperaturas acima de 30ºC na cidade, cerca de 5ºC acima da média, os sorocabanos recorrem ao “velho” e “bom” sorvete para refrescar, além de muita água.
Quem andou pelas ruas do Centro ontem teve com companhia nas mãos a “boa” e “velha” garrafinha de água para matar a sede, refrescar e hidratar o corpo. Também na região central, alguns vendedores ambulantes aproveitaram o sol quente e o calor para vender garrafas de água.
Já nas sorveterias da cidade, o movimento aumentou nos últimos dias, principalmente nesta quarta (23) e nesta quinta (24), por conta da elevação das temperaturas. Com o calorão, as pessoas foram se refrescar tomando sorvetes.
É o que conta o proprietário de uma sorveteria na Vila Santana, Marcos Costa D’Ávila, cujo estabelecimento vende sorvetes no varejo e no atacado. Segundo ele, o calor fora de época, ou seja, em pleno inverno, tem ajudado a aumentar as vendas. “Acho que nos últimos dias, as vendas praticamente dobraram. Então, começa a esquentar as pessoas compram mais sorvetes. O aumento já começou no ano passado, quando a pandemia já não impactava mais tanto o comércio. Nesta quarta e ontem, o movimento foi bom por causa do calor”, afirma.
Em outra sorveteria, no Jardim Ana Maria, que também vende sorvetes no atacado e no varejo, o movimento foi maior na quarta, que também foi um dia quente, principalmente porque a estação atual é o inverno. Com o calorão, ontem, o gerente de vendas, Alex Meira Rocha, 59 anos, passou na sorveteria e encheu uma cestinha, daquelas de supermercado de picolés, de vários sabores. Ele conta que a família adora sorvetes, e que como esquentou nos últimos dias, já comprou bastante para os próximos dias.
“Parece que no dia anterior estava mais quente, mas está fazendo bastante calor e como em casa a gente adora sorvete, estou levando vários picolés, acho que dura uma semana”, conta. Na cestina tinha cerca de 50 unidades.
Conforme o Inmet, o calorão dos últimos dias é resultado da atuação de uma forte onda de calor, que atingiu o Estado de São Paulo, e se espalhou pelo Brasil. Porém, nos próximos dias as temperaturas devem baixar, ficando mais típicas do inverno.
Queda na temperatura e chuva
Por conta da chegada de uma frente fria, as temperaturas ficam mais amenas nesta sexta-feira (25), com a máxima prevista em 28ºC e a mínima 17ºC. Conforme o Climatempo, as condições para chuva aumentam hoje, e no último fim de semana do mês, com a passagem de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Estado de São Paulo. “A chuva do fim de semana deve ocorrer em todo o Estado e pode cair moderada a forte em várias áreas”, informa.
Já no sábado (26), as temperaturas na cidade variam entre a máxima prevista de 19ºC e a mínima de 14ºC. Deste modo, o dia terá sol com muitas nuvens e períodos de nublado, com previsão de chuva a qualquer hora. E no domingo (27), a máxima não deve passar dos 18ºC e a mínima fica em 14ºC, e a previsão é de um dia chuvoso, podendo chuviscar também à noite, deixando o tempo encoberto. (Da Redação)
.
Galeria
Confira a galeria de fotos