Área pública
Prefeitura diz estar reformando praça descrita como ‘abandonada’
Moradores dizem que os equipamentos foram colocados em julho deste ano, mas pouco tempo depois já estavam danificados
Moradores do Jardim Califórnia, na zona norte de Sorocaba, reclamam do abandono da praça Sol Nascente e de supostos furtos de brinquedos de metal recém-instalados no local. Segundo eles, os equipamentos foram colocados em julho deste ano, mas pouco tempo depois já estavam danificados. Em seguida, teriam sido furtados.
Na tarde de segunda-feira (21), a reportagem esteve no local e constatou que de uma gangorra instalada na praça restava somente o suporte. Ao lado, no chão, era possível ver as marcas de um gira-gira que também não estava mais na praça. De acordo com os moradores, os brinquedos de metal teriam sido furtados durante a madrugada. “Primeiro, foram desparafusando as peças e depois começaram a levar as partes. Foi por volta das 3h da madrugada. Minha mãe mora perto do campo de futebol existente no local e o cachorro da casa latiu bastante quando percebeu a movimentação”, conta uma mulher que preferiu não ter seu nome divulgado pela reportagem.
Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que a referida praça no Jardim Califórnia passa por processo de revitalização em parceria com a iniciativa privada. “Não houve furto de peças ou dos equipamentos do playground. Eles foram armazenados pela empresa responsável e serão reinstalados, assim que todas as obras no local estiveram concluídas, como medida preventiva de segurança”, diz nota enviada pela Secretaria de Comunicação (Secom). Porém, não foi informado qual empresa teria recolhido os equipamentos.
Já a empresa Ápice informa que "referente a reportagem do dia 22 de Agosto de 2023 às 23:01, sobre a Prefeitura diz estar reformando praça descrita como ‘abandonada’, a Empresa Ápice confirma que os equipamentos foram retirados para substituição de parafusos e rolamentos que foram danificados após instalação", reforça.
Segundo a empresa, "os equipamentos estão com a previsão de entrega na data do dia 25 de agosto de 2023, pela Empresa responsável pela confecção. Também foi enviado um vídeo do momento de recolhimento dos brinquedos citados.
Já os moradores afirmam ainda que a rua Kyoshi Minami, onde se localiza a praça, está sem iluminação, o que acaba facilitando os furtos. Além disso, eles relatam a existência de um ponto de tráfico de drogas nas proximidades. “A verdade é que a cidade está abandonada na questão de policiamento e segurança. A rua é escura, já reclamamos. E os brinquedos foram furtados sim! É dinheiro público que está sendo levado e as crianças ficam sem poder brincar com segurança na praça”, reclama a moradora.
A Prefeitura de Sorocaba informa que o patrulhamento preventivo, em parceria da Guarda Civil Municipal (GCM) com a Polícia Militar (PM), durante o dia, à noite e de madrugada, dentre outras operações conjuntas e ações efetivas, “tem sido responsável por reduzir as ocorrências em espaços públicos.”
Números em queda
Neste ano, de janeiro a agosto, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) registrou sete ocorrências de vandalismo, depredação ou furto em praças e parques da cidade, ante 21 casos no mesmo período de 2022. Em todo o ano passado foram 33 casos. Em 2021, foram 18 ocorrências nos oito primeiros meses e 30 durante o ano.
“A atual Administração Municipal, igualmente, conta com o Centro de Controle de Operações (CCO) da Secretaria de Mobilidade (Semob), que funciona na sede da pasta, no Alto da Boa Vista, zona leste da cidade. Em adição, a Sesu também possui o Centro de Operações Especiais e Inteligência (Coei), em sua sede, no Jardim Ana Maria, zona norte da cidade, onde atuam, aproximadamente, 25 guardas civis municipais (GCMs). Ambos os CCOs operam de forma conjunta, atualmente, com um total de 123 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade”, informou a municipalidade.
A Prefeitura de Sorocaba pede a colaboração da população, para que acione a GCM, pelo telefone 153, se presenciar qualquer situação de vandalismo ao espaço ou patrimônio público. (Da Redação)