Ecossistema
Escolas de Sorocaba participam de programa ecológico internacional
Evento discute aproveitamento da água, resíduos e energia
Escolas municipais de Sorocaba participarão da 10ª edição do programa ambiental “Ao Redor da Ibero-América”, que reúne instituições de todo o Brasil, além de Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Equador, México, Peru e Uruguai. Promovido pela Veolia, empresa de soluções ambientais, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o projeto é destinado a estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental de escolas públicas, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a preservação ambiental e torná-las agentes da transformação ecológica. A cerimônia de lançamento do programa aconteceu ontem (22), no Auditório Centro de Referência em Educação de Sorocaba.
O tema da edição deste ano é “Aproveitando melhor os recursos: água, resíduos e energia”, e contará com a participação de 105 escolas públicas, de 17 cidades brasileiras que integram a iniciativa por meio das secretarias municipais de Educação e de indústrias atendidas pela Veolia.
Em Sorocaba, sete instituições farão parte do projeto, totalizando 23 turmas e 679 alunos. Os representantes do município são alunos das escolas “Edward Frufru Marciano da Silva”, “Flávio de Souza Nogueira”, “Jaci Dourado Matielli”, “João Batista Larizzatti Junior”, “Léa Edy Alonso Saliba”, “Maria de Lourdes Martins Martinez” e “Renice Seraphim”
Ao longo de oito semanas, os professores trabalharão o tema com os alunos, com o objetivo de ampliar a discussão sobre as mudanças climáticas que estão em curso, além de mostrar exemplos concretos sobre o que tem sido feito para reverter este cenário. Os conteúdos incluem atividades em sala de aula, trabalhos em grupo, além de propor o envolvimento da família. No final do programa, os alunos poderão participar de um concurso de redação e desenho, a nível nacional, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula.
Os três melhores alunos e professores classificados de cada cidade serão premiados com brindes sustentáveis, como bicicletas e kits ecológicos. Já o vencedor nacional ganhará uma viagem com acompanhante para a região conhecida como Eje Cafetero, na Colômbia, local que inspirou o filme “Encanto”, da Disney. Lá encontrará os outros vencedores da América Latina. Todas as despesas serão custeadas pela Veolia.
A escola e o professor do vencedor nacional também serão premiados. O educador receberá um notebook e uma mochila, e a instituição escolar um kit digital, composto por notebook, projetor e impressora. Ao final do concurso, todas as 6 mil crianças participantes serão contempladas com um brinde.
Discussão necessária
Segundo o Barômetro da Transformação Ecológica, pesquisa realizada recentemente pela Veolia em parceria com a Elabe, empresa francesa de pesquisa e consultoria, o Brasil está entre os 10 países que se sentem mais fragilizados em relação ao meio ambiente.
De acordo com os dados, 84% dos brasileiros expressam um sentimento de vulnerabilidade ecológica e climática. No mundo, a proporção é de 71%. Diante disso, é imprescindível que empresas e governos se mobilizem para promover programas que impulsionem discussões sobre o meio ambiente, envolvendo também a sociedade civil. (Da Redação)