Sorocaba
SOS recebe novo veículo para ampliar atendimentos
Compra do automóvel foi realizada por meio de emenda concedida pelo deputado estadual Danilo Balas
O Serviço de Obras Sociais (SOS) de Sorocaba recebeu um furgão para compor a frota e auxiliar no acolhimento das pessoas assistidas pela entidade. A compra do veículo foi realizada por meio de emenda concedida pelo deputado estadual Danilo Balas (PL) no valor de R$ 150 mil, com contrapartida de 30% da instituição.
A entrega do automóvel ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), na Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do colégio Politécnico. Estiveram presentes na ocasião o deputado estadual Danilo Balas; o secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa; o presidente da diretoria executiva do SOS, Rubens Cury Basso, e o gerente administrativo e financeiro do SOS, Vanderlei da Silva. Eles foram recebidos no local por Laelso Rodrigues, membro do Conselho de Administração da FUA.
"Nós estamos no segundo mandato e desde o primeiro enviamos investimentos para instituições, para a parte social. Nossa equipe já mapeou todas as instituições de Sorocaba e aos poucos vamos investindo. O SOS já faz um trabalho sensacional, maravilhoso, e com a verba enviada foi possível adquirir esse veículo grande", ressaltou o deputado estadual Danilo Balas.
O novo veículo tem capacidade para 11 passageiros e será utilizado no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social que vivem nas ruas de Sorocaba -- iniciativa realizada através do programa HumanizAção. Com o furgão, a frota da instituição passa a ser de seis automóveis, sendo que cada um roda em média 400 quilômetros por dia, em todas as regiões da cidade.
"O SOS tem um trabalho muito forte de acolhimento e busca de assistidos por toda Sorocaba, então, nós temos que ter as vans para que façam essas buscas, façam essa intermediação com o nosso assistido, o convencimento, e que tragam ele para a nossa sede do SOS que fica perto do Ceagesp", explicou Rubens Basso, presidente da associação.
O "HumanizAção" foi criado em fevereiro de 2021 e realiza em média 135 acolhimentos por noite. O programa reúne profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), além da Secretaria da Saúde (SES). A ação conta, ainda, com o auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.
As equipes saem às ruas e realizam abordagens sociais. As pessoas que aceitam o convite, passam a noite no SOS, onde recebem alimentação completa, banho quente, roupas e toalhas limpas, além de outros cuidados de higiene. Para o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, a aquisição do novo veículo será importante, pois com a frota ampliada, mais pessoas terão a oportunidade de receber ajuda. "A cada dia a equipe cresce, mediante a necessidade, então, com certeza, esse veículo vai vir para somar e nos auxiliar ainda mais a abordar as pessoas que mais precisam".
O secretário ressaltou, ainda, a relevância da sociedade e de outras secretárias para a realização do trabalho. "Esse projeto não tem como funcionar se não houver uma integração de vários setores. Muitas secretarias envolvidas e a população, principalmente, que sempre está nos reportando, dizendo onde estão as pessoas em situação de rua para que possamos ir lá e dar o atendimento".
Para colaborar com as atividades do HumanizAção, o morador da cidade pode entrar em contato pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secid e 153, da Guarda Civil Municipal.
O SOS está localizado na rua Francelino Romão, número 100, na Vila Rica II.