Sorocaba 369 anos
Volta das fanfarras e grande público marcam Desfile Cívico
Bandas estavam ausentes dos eventos desde 2019, por conta da pandemia de Covid
As comemorações pelos 369 anos de fundação de Sorocaba, completados ontem (15), feriado municipal, começaram às 8h e seguiram até por volta das 22h. As solenidades, concentradas no Paço Municipal e entorno, no Alto da Boa Vista, tiveram início com o hasteamento das bandeiras e a apresentação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7).
O destaque no período da manhã foi o Desfile Cívico, a partir das 9h, na avenida Engenheiro Reinaldo Carlos Mendes. O evento marcou a volta das tradicionais fanfarras após o período de restrições devido à pandemia de Covid, iniciado em 2019. No total, segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), desfilaram cerca de 3 mil pessoas, representando 31 instituições, entre alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, grupos de escoteiros, 14ª Circunscrição de Serviço Militar, Tiro de Guerra e integrantes do projeto Caminha Sorocaba.
Entre as centenas de pessoas que acompanhavam o desfile cívico, estava a consultora de imagem Laís Fernanda Rodrigues, de 28 anos, que mora em Sorocaba há nove anos e acompanhou o evento pela primeira vez. “Vim para ver a volta das fanfarras. Acho isso um símbolo muito tradicional. Em um dia tão ensolarado como hoje, vale a pena vir apreciar, curtir esse evento gratuito e comemorar o aniversário de Sorocaba”, disse.
Quem também assistiu ao desfile cívico pela primeira vez foi a artesã Luciane Vieira de Moraes, de 43 anos. Ela estava acompanhada de seus dois filhos, de 8 e 10 anos: “Eu trouxe as crianças comigo para elas conhecerem o desfile aqui. Eles foram uma vez, quando a festa era na XV de Novembro, mas aqui no Paço Municipal é a primeira vez”.
Luciane se programou para aproveitar todas as atrações oferecidas à população neste aniversário da cidade. Após o desfile, ela retornaria à sua residência, mas garantiu que voltaria às 15h para assistir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. “Está tudo muito bem organizado. Esses desfiles são importantes para conscientizar a população sobre as ações cívico- sociais. Espero que um dia possa ver meus filhos desfilando aqui”, comentou.
Já Tatiana Belo, de 48 anos, profissional da área da saúde, estava esperando o filho desfilar. Ela contou que ele entrou em um grupo de escoteiros neste ano e era a primeira vez que desfilava. “Estou começando a acompanhar o evento, principalmente agora com essa motivação de ter um local específico, montado para o público. Isso é muito bom. Estou muito orgulhosa do meu filho e feliz em saber que ele está tendo a oportunidade de ter um ensinamento cívico”.
Tatiana aproveitou para elogiar a estrutura do evento: “Eu acho que essa estrutura oferecida aqui hoje para os munícipes, que está muito boa, é importante, porque volta ao que tínhamos anteriormente e incentiva o lado cívico. Isso é bom para o sorocabano; falta isso para a juventude de hoje em dia. Ter a oportunidade de desfilar, mostrar a camiseta das escolas, é muito grandioso para essas crianças”.
A dona de casa Dorli de Fátima Leite, de 45 anos, também esperava ansiosamente para ver a filha desfilar. “É a primeira vez que ela desfila aqui. Ela está super animada e para mim é emocionante”. Após o desfile, a família passou a tarde aproveitando as atrações oferecidas para a população. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos