Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba 369 anos

Volta das fanfarras e grande público marcam Desfile Cívico

Bandas estavam ausentes dos eventos desde 2019, por conta da pandemia de Covid

15 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
De acordo com a Prefeitura, cerca de 3 mil pessoas desfilaram ontem, durante as festividades em comemoração pelos 369 anos de Sorocaba, representando 31 instituições da cidade
De acordo com a Prefeitura, cerca de 3 mil pessoas desfilaram ontem, durante as festividades em comemoração pelos 369 anos de Sorocaba, representando 31 instituições da cidade (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (15/8/2023))

As comemorações pelos 369 anos de fundação de Sorocaba, completados ontem (15), feriado municipal, começaram às 8h e seguiram até por volta das 22h. As solenidades, concentradas no Paço Municipal e entorno, no Alto da Boa Vista, tiveram início com o hasteamento das bandeiras e a apresentação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7).

O destaque no período da manhã foi o Desfile Cívico, a partir das 9h, na avenida Engenheiro Reinaldo Carlos Mendes. O evento marcou a volta das tradicionais fanfarras após o período de restrições devido à pandemia de Covid, iniciado em 2019. No total, segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), desfilaram cerca de 3 mil pessoas, representando 31 instituições, entre alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, grupos de escoteiros, 14ª Circunscrição de Serviço Militar, Tiro de Guerra e integrantes do projeto Caminha Sorocaba.

Entre as centenas de pessoas que acompanhavam o desfile cívico, estava a consultora de imagem Laís Fernanda Rodrigues, de 28 anos, que mora em Sorocaba há nove anos e acompanhou o evento pela primeira vez. “Vim para ver a volta das fanfarras. Acho isso um símbolo muito tradicional. Em um dia tão ensolarado como hoje, vale a pena vir apreciar, curtir esse evento gratuito e comemorar o aniversário de Sorocaba”, disse.

Alunos de todas as idades representando escolas municipais, estaduais e particulares desfilaram - FÁBIO ROGÉRIO (15/8/2023)
Alunos de todas as idades representando escolas municipais, estaduais e particulares desfilaram (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (15/8/2023))

Quem também assistiu ao desfile cívico pela primeira vez foi a artesã Luciane Vieira de Moraes, de 43 anos. Ela estava acompanhada de seus dois filhos, de 8 e 10 anos: “Eu trouxe as crianças comigo para elas conhecerem o desfile aqui. Eles foram uma vez, quando a festa era na XV de Novembro, mas aqui no Paço Municipal é a primeira vez”.

Luciane se programou para aproveitar todas as atrações oferecidas à população neste aniversário da cidade. Após o desfile, ela retornaria à sua residência, mas garantiu que voltaria às 15h para assistir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. “Está tudo muito bem organizado. Esses desfiles são importantes para conscientizar a população sobre as ações cívico- sociais. Espero que um dia possa ver meus filhos desfilando aqui”, comentou.

Já Tatiana Belo, de 48 anos, profissional da área da saúde, estava esperando o filho desfilar. Ela contou que ele entrou em um grupo de escoteiros neste ano e era a primeira vez que desfilava. “Estou começando a acompanhar o evento, principalmente agora com essa motivação de ter um local específico, montado para o público. Isso é muito bom. Estou muito orgulhosa do meu filho e feliz em saber que ele está tendo a oportunidade de ter um ensinamento cívico”.

O grande público que prestigiou o Desfile Cívico na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes na manhã de ontem aplaudiu com entusiasmo cada apresentação - FÁBIO ROGÉRIO (15/8/2023)
O grande público que prestigiou o Desfile Cívico na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes na manhã de ontem aplaudiu com entusiasmo cada apresentação (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (15/8/2023))

Tatiana aproveitou para elogiar a estrutura do evento: “Eu acho que essa estrutura oferecida aqui hoje para os munícipes, que está muito boa, é importante, porque volta ao que tínhamos anteriormente e incentiva o lado cívico. Isso é bom para o sorocabano; falta isso para a juventude de hoje em dia. Ter a oportunidade de desfilar, mostrar a camiseta das escolas, é muito grandioso para essas crianças”.

A dona de casa Dorli de Fátima Leite, de 45 anos, também esperava ansiosamente para ver a filha desfilar. “É a primeira vez que ela desfila aqui. Ela está super animada e para mim é emocionante”. Após o desfile, a família passou a tarde aproveitando as atrações oferecidas para a população. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos