Sorocaba 369 anos
População prestigia Desfile Cívico com a volta das tradicionais fanfarras
Programação segue durante a tarde desta terça-feira (15) com apresentação da Esquadrilha da Fumaça às 15 e shows musicais a partir das 16h30
Sorocaba completa 369 anos nesta terça-feira (15) e as comemorações começaram às 8h com o hasteamento das bandeiras e a apresentação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7). Em seguida, os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Sorocaba, clubes de escoteiros da cidade, 14ª Circunscrição de Serviço Militar, Tiro de Guerra e integrantes do projeto Caminha Sorocaba participaram do Desfile Cívico, na avenida Engenheiro Reinaldo Carlos Mendes. No total, desfilaram cerca de 3 mil pessoas de 31 instituições, segundo a Secretaria de Comunicação. O desfile marca a volta das tradicionais fanfarras após o período de restrições devido à pandemia.
Entre as dezenas de pessoas que acompanhavam o desfile cívico, estava a consultora de imagem Laís Fernanda Rodrigues, de 28 anos, que mora em Sorocaba há nove anos e acompanhou o evento pela primeira vez. "Vim para ver a volta da fanfarra. Acho isso um símbolo muito tradicional. Em um dia tão ensolarado como hoje, vale a pena vir apreciar, curtir esse evento gratuito e comemorar o aniversário de Sorocaba", disse.
Quem também assistiu o desfile cívico pela primeira vez é a artesã Luciane Vieira de Moraes, de 43 anos. Ela estava acompanhada de seus dois filhos, de 8 e 10 anos: "Eu trouxe as crianças comigo para eles conhecerem o desfile aqui. Eles foram uma vez quando foi na XV de Novembro, mas aqui no Paço Municipal é a primeira vez".
Luciane se programou para aproveitar todas as atrações oferecidas à população neste aniversário da cidade. Após o desfile, ela vai embora, mas garante que volta às 15h para assistir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. "Está tudo muito bem organizado. Esses desfiles são importantes para conscientizar a população sobre as ações cívico- sociais. Espero que um dia possa ver meus filhos desfilando aqui", comenta.
Já Tatiana Belo, de 48 anos, trabalha na área da saúde e estava esperando o filho desfilar. Ela conta que ele iniciou no escoteiro esse ano e é a primeira vez que ele desfila: "Estou começando a acompanhar o evento, principalmente agora com essa motivação de ter um local específico, montado para o público. Isso é muito bom. Estou muito orgulhosa do meu filho e feliz em saber que ele está tendo a oportunidade de ter um ensinamento cívico".
Ela aproveita para elogiar a estrutura do evento, "Eu acho que essa estrutura oferecida aqui hoje para os munícipes, que está muito boa, é importante porque volta o que tínhamos anteriormente e incentiva o lado cívico, isso é bom para o sorocabano alta isso para a juventude de hoje em dia. Ter a oportunidade de desfilar, mostrar a camiseta das escolas, é muito grandioso para essas crianças.".
A dona de casa Dorli de Fátima Leite, de 45 anos, também esperava ansiosamente para ver a filha desfilar. "É a primeira vez que ela desfila aqui. Ela está super animada e para mim é emocionante". Após o desfile, a família vai passar a tarde aproveitando as atrações oferecidas para a população.
Tarde com programação para os sorocabanos
Para os que querem aproveitar esse dia de sol e de muitas atrações no Paço Municipal de Sorocaba, a praça de alimentação segue até as 22h, com muitas opções para as famílias. A partir das 15h, a população poderá curtir as manobras e acrobacias radicais do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Durante cerca de 35 minutos, sete aviões A-29-Super Tucano farão em torno de 50 manobras.
A programação musical começa às 16h30, com show do grupo KKS. Em seguida, às 19h, a dupla sertaneja Berim Potência & Célia Lima se apresenta. Para fechar a noite, às 20h30 começa a apresentação do DJ Del Naja. (Da redação)
.
Galeria
Confira a galeria de fotos