Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia dos Pais

Compras de última hora movimentam o Centro

Como esperado, o comércio central de Sorocaba teve movimento ainda maior ontem (12)

12 de Agosto de 2023 às 23:01
Thaís Marcolino [email protected]
Véspera do Dia dos Pais levou consumidores às compras
Véspera do Dia dos Pais levou consumidores às compras (Crédito: THAÍS MARCOLINO)

Como esperado, o comércio central de Sorocaba teve movimento ainda maior ontem (12). Para onde se olhava, pessoas passando com sacolas e, em grande maioria, com o presenteado junto. É que hoje (13) é Dia dos Pais e muita gente aproveitou a véspera da data para fazer as compras.

Erica Aline Xavier Beloto é uma delas. Ela estava acompanhada da mãe, irmã, esposo e do filho para escolher os itens. “A gente veio hoje porque não temos tempo durante a semana e aproveitamos para trazer meu esposo pra já escolher e não precisar trocar depois. É mais prático”, contou a promotora de vendas. Roupa foi o presente escolhido pela família. “É mais fácil, a gente gosta de dar o que eles usam, aí não tem erro”, complementou.

O objeto escolhido por elas está no topo de intenções de compra para esse ano com 55,6%, segundo indicou uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso) em parceria com a Athon Ensino Superior. Os itens que complementam a lista são produtos de cuidados pessoais e perfumes (31,7%), ferramentas (12,7%), eletroeletrônicos (9,5%), dentre outros.

Quem seguiu a mesma tendência foi José Roberto Ascencio, que ganhou da esposa Jéssica e da filha, Manuela, uma calça e uma bermuda. “Eu sempre venho com elas e todo ano ganho uma coisinha. Mas, o mais importante é estar junto da família na data”, comentou. Em relação aos preços dos produtor, o empresário disse que está dentro do esperado “o problema é que a gente ganha pouco mesmo”, complementou ao risos.

A pesquisa da Acso mostrou ainda que as vendas devem crescer entre 8,5% e 9,5% em comparação com o ano passado. Porém, um dos lojistas observou que, apesar do movimento, o comportamento do consumidor tem mudado um pouco. “Esse ano estamos percebendo que muitos estão vindo até aqui pra comprar itens menores, ou seja, uma carteira, uma camiseta. Depois da pandemia, sinto que levar para almoçar em algum lugar especial está pegando o valor que antes era gasto no presente”, analisou o gerente Whelentton Souza Ramos. (Thaís Marcolino)