Buscar no Cruzeiro

Buscar

Poder Legislativo

Vereadores apresentam demandas com foco na saúde pública municipal

Entre as demandas, os parlamentares deram a ideia de as pessoas doadoras de sangue não pagarem passagem de ônibus

11 de Agosto de 2023 às 23:01
Wilma Antunes [email protected]
Suspensão de coleta de sangue nas UBSs é questionado pelo Legislativo
Suspensão de coleta de sangue nas UBSs é questionado pelo Legislativo (Crédito: CEZAR RIBEIRO / ARQUIVO JCS (6/12/2022))

Os vereadores de Sorocaba apresentaram à Prefeitura alguns requerimentos sobre temas importantes para a saúde da cidade. Eles propuseram a gratuidade no transporte para doadores de sangue, questionaram suspensão de coleta de sangue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pediram a ampliação de contratação de seguranças para essas unidades. Confira os três questionamentos selecionados pelo Cruzeiro do Sul nesta semana.

Doadores de sangue

Para incentivar a doação de sangue, plaqueta e medula óssea, o vereador Fábio Simoa (Republicanos) propõe, por meio de requerimento, que os doadores tenham direito a passagem gratuita de ida e volta no transporte público no dia da doação. Ele também questiona se há alguma medida parecida já em vigor na cidade.

A ideia é seguir o exemplo de outras cidades que já adotaram iniciativas semelhantes. Em São Paulo, a Fundação Pró-Sangue fez uma parceria com um aplicativo de corridas para dar descontos aos doadores que fossem até uma das seis unidades da instituição durante a Semana do Dia Nacional do Doador de Sangue, no ano passado. Em Taguatinga, no Distrito Federal, um veículo especial foi disponibilizado para levar gratuitamente os doadores aos hemocentros em datas e horários específicos, também no ano passado.

Falta de exames

O vereador Dylan Dantas (PL) quer explicações sobre a suspensão dos exames de sangue na rede municipal de saúde. Ele questiona os motivos dessa decisão e a previsão de retorno dos exames. O requerimento de Dantas se baseia em relatos dos próprios servidores dos postos de saúde.

Essa situação já havia sido denunciada por outro parlamentar, Fernando Dini (MDB), em junho deste ano. Dini recebeu queixas de moradores de várias regiões da cidade que estariam sofrendo com a falta de exames laboratoriais, até mesmo os mais simples.

Dini cobrou da Prefeitura esclarecimentos sobre essa questão, perguntando se os exames estavam sendo feitos normalmente nas UBSs. Ele também pediu informações sobre o número de agendamentos e exames realizados nos últimos 180 dias e, caso houvesse algum problema, os motivos do mesmo.

Segurança nas UBSs

Para prevenir possíveis situações de risco para os servidores das UBSs, o vereador Salatiel Hergesel (PDT) solicita à Prefeitura que avalie a possibilidade de contratar mais vigias para reforçar a segurança das unidades. O requerimento de Hergesel se baseia em relatos dos próprios servidores, que dizem estar preocupados com a criminalidade e com as condições de trabalho.

O vereador quer saber como a administração municipal planeja proceder para realizar essa contratação, caso ela seja necessária. (Wilma Antunes)