Buscar no Cruzeiro

Buscar

Natureza

Ilha do Parque das Águas terá melhoria para atender garças

A vegetação também desempenha papel fundamental na ampliação da biodiversidade local

08 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Área foi projetada para ser um
Área foi projetada para ser um "refúgio da biodiversidade" (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/8/2023))

O plantio de árvores em espaços urbanos oferece muitos benefícios para as cidades, desde elementos paisagísticos até melhora na qualidade de vida da população, contribuindo para o conforto térmico e controle da poluição. A vegetação também desempenha papel fundamental na ampliação da biodiversidade local, pois oferecem abrigo para diversas espécies de aves, como acontece na ilha natural do Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

A vegetação da beira do lago foi projetada para ser um “refúgio da biodiversidade”, e hoje, após 17 anos de sua inauguração, as árvores tornaram-se um grande abrigo para as garças.

“As garças são aves silvestres nativas e comum em Sorocaba. Elas se adaptam a ambientes urbanos e fazem morada em locais onde conseguem se abrigar e se alimentar”, disse a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Luana Longon Roca. Como se trata de uma ave aquática, que se alimenta de peixes, é comum encontrar a espécie à beira de rios e lagos, como é o caso do Parque das Águas.

Contudo, a ilha natural, que um dia já foi palco de grande espetáculo para a população, hoje está desgastada devido a grande quantidade de garças. Apesar de ter sido planejada para isso, ambientalistas constaram que um novo plantio é necessário.

Além das novas mudas de árvores, a construção provisória de poleiros também consta no projeto para suportar o número de aves e suas necessidades de pouso e construção de ninhos, até o pleno desenvolvimento das mudas de árvores que serão plantadas. Todo o processo de plantio e implantação dos poleiros ocorrerá dentro do prazo de 30 dias.

Luana fala da importância da ampliação da biodiversidade para o município: “As aves desempenham funções importantíssimas no meio ambiente, ajudando, por exemplo, na polinização de inúmeras espécies vegetais e no controle biológico da natureza”, disse. (Beatriz Falcão - programa de estágio)