Sorocaba
Sorocaba abriu 6,2 mil empresas no semestre
Números no Estado são os maiores desde 1998
No primeiro semestre de 2023 foram abertas 6.248 empresas na região de Sorocaba, de acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Os números seguem a média do mesmo período de 2022, que registrou 6.342. A entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) não informou, no entanto, o saldo entre a abertura e fechamento de empresas, assim como os segmentos dos novos empreendimentos na cidade e região.
Ainda de acordo com a Jucesp, foram abertas 151 mil empresas entre janeiro e junho, em todo o Estado de São Paulo, o que representa o maior número registrado desde 1998. A SDE acrescenta que o saldo foi de 89 mil empresas abertas no período, o melhor resultado em 26 anos. Vale ressaltar que os dados da Jucesp não contemplam os Microempreendedores Individuais (MEIs), cujo controle é de responsabilidade do governo federal.
“A Jucesp tem buscado digitalizar os serviços, a fim de desburocratizar os processos e dar celeridade às novas constituições de CNPJs”, informa. De acordo com a junta, os processos que levavam de quatro a cinco dias para serem concluídos agora chegam a ser finalizados em até 24 horas.
“O Balcão Único é uma funcionalidade que permite a abertura de empresas de forma gratuita, on-line e em um procedimento único. O governo de São Paulo tem empenhado esforços no sentido de reduzir a carga tributária e melhorar o ambiente de negócios, com o objetivo de favorecer a atividade produtiva no Estado. Desde o início do ano, já publicou 11 decretos que reduzem a carga tributária de uma série de setores produtivos até 31 de dezembro de 2024, marcando novo ciclo para a economia paulista”, destaca a SDE.
Os decretos concedem isenção, redução de base de cálculo, crédito outorgado ou diferimento do ICMS aos produtores de soja, fabricantes de suco de frutas e bebidas à base de leite, à geração de energia elétrica, indústria de informática, empresas de data center, fabricantes de embalagens metálicas e medicamentos para fibrose cística, entre outros. Também foi reduzido o ICMS sobre o combustível de aviação até 2024 -- a alíquota caiu de 13,3% para 12%.
A secretaria destaca, ainda, os programas que oferecem subsídios para estimular o empreendedorismo. “A Desenvolve SP e o Banco do Povo oferecem crédito e microcrédito com condições especiais”, ressalta.
MEIs em Sorocaba
Segundo dados do Sebrae-SP no Portal do Empreendedor, até o momento o saldo entre aberturas e fechamentos de Microempreendedores Individuais (MEIs) em Sorocaba é de 3.048. O ano de 2023 começou com 72.992 MEIs ativos na cidade, passando para 76.040 no complemento do primeiro semestre de 2023. No mesmo período do ano passado o saldo foi de 5.271 MEIs: a cidade começou 2022 com 63.669 MEIs ativos e fechou junho com 68.940. Ao final do ano, Sorocaba contabilizava 72.992 microempreededores individuais, ou seja, o saldo em 2022 foi positivo em 9.323 MEIs.
Entende-se por microempreendedor o profissional que exerce atividades por conta própria, dentro do seu próprio negócio. Já o empreendedor individual também é conhecido no mercado como pequeno empresário. Porém, apesar das semelhanças, microempreendedor (ME) e Microempreendedor Individual (MEI) não são a mesma coisa. Uma das diferenças está relacionada às regras tributárias e fiscais ligadas a esses registros.
Principais segmentos
Os principais segmentos de MEIs abertos na cidade no primeiro semestre de 2023 foram: preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente; promoção de vendas; transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças; serviços de entrega rápida e outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente.
A formalização como MEI pode ser feita diretamente no Portal do Empreendedor (www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor). Outra opção é procurar uma das duas unidades do Sebrae Aqui, em Sorocaba, mediante pré-agendamento: no Sorocaba Shopping (Telefone 3327-4875) ou na Uniten (avenida General Osório, 1840 - Vila Barão, telefone (15) 99159-3881. (Da Redação)