Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crimes

Polícia coíbe furtos e roubos a caixas eletrônicos em Sorocaba

Último caso investigado na cidade ocorreu em abril de 2022 no bairro do Mineirão

04 de Agosto de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
placeholder
placeholder

A cidade de Sorocaba não teve ocorrências de furto ou roubo a caixas eletrônicos registradas neste ano. De acordo com a Polícia Civil, o último caso investigado na região ocorreu em 5 de abril de 2022 e ficou conhecido como Gangue dos Mascarados, que agiu no bairro do Mineirão. Na ocasião, quatro assaltantes chegaram a um estabelecimento comercial em um carro, usando máscaras, perucas e coletes balísticos. Três entraram no local, renderam funcionários e roubaram o dinheiro do caixa.

A quadrilha efetuou diversos disparos, tanto na chegada quanto na saída. Dois tiros atingiram o tórax e a perna do vigia da empresa de segurança e o pé de uma cliente.

Já no sistema de registros da Polícia Militar consta que a última ocorrência desse tipo de delito foi em 2019, em Aparecidinha. Na época, criminosos renderam o dono de uma retroescavadeira e usaram o veículo para tentar roubar um caixa eletrônico em um supermercado do bairro. A retroescavadeira foi utilizada para arrombar o portão do estabelecimento e tentar remover um dos caixas de sua base, porém, os criminosos não conseguiram levar o equipamento.

De acordo com a Polícia Militar, algumas iniciativas foram adotadas para coibir esse tipo de delito. Uma delas é a lei que agrava a pena dos crimes de furto qualificado e roubos envolvendo explosivos, e do crime de roubo praticado com arma de fogo ou que resulte em lesão corporal grave. A legislação obriga também as instituições financeiras a instalar equipamentos que inutilizem cédulas de moeda corrente nos caixas eletrônicos.

A Polícia Militar informa que faz diversas ações para aumentar a segurança, entre elas uma análise criminal, com estudo dos locais, horário, modo de atuação e onde ocorreram os delitos. Também são executadas análises por meio de dados de ocorrências anteriores e feito um planejamento através de denúncias, com os pontos de interesse da segurança pública, além do treinamento do efetivo policial para a prevenção e repressão imediata de crimes.

As operações policiais feitas de forma integrada entre as Forças de Segurança Pública de Sorocaba, com o uso da tecnologia e inteligência, tem sido o grande diferencial para aumentar a sensação de segurança da população. (Vanessa Ferranti)