Clima seco
Inmet alerta para baixa umidade em Sorocaba
A umidade relativa do ar pode ter efeitos diretos e indiretos na saúde e no conforto físico
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta às 9h20 desta sexta-feira (4) para baixa umidade do ar em Sorocaba, variando entre 20% e 30%.
A umidade relativa do ar pode ter efeitos diretos e indiretos na saúde e no conforto físico. Tanto umidades muito altas quanto muito baixas podem afetar a saúde e o bem estar. Estes efeitos são minimizados com níveis de umidade entre 40 e 60%, níveis estes considerados adequados para preservação da saúde.
A tabela psicrométrica utilizada para a indicação de níveis de umidade relativa do ar mostra quede 20 a 30% é considerado estado de atenção; de 12 a 20% estado de alerta; e abaixo de 12% estado de emergência.
O impacto da baixa umidade relativa do ar na saúde, embora seja difícil de separar dos efeitos da poluição do ar e da temperatura, depende de características individuais como a idade, a existência de patologias prévias e das condições de moradia, trabalho e tempo de exposição.
As crianças e idosos são mais susceptíveis aos efeitos da baixa umidade. Mesmo entre os adultos, as pessoas com asma ou com outras doenças respiratórias podem apresentar desencadeamento de crises ou o agravamento da enfermidade.
O Inmet orienta que em períodos de tempo seco, a população beba bastante líquido, evite desgaste físicos nas horas mais secas, bem como a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Recomenda também o uso de soro nos olhos e nariz. (Da redação)