Sorocaba
Projeto de lei torna Sorocaba cidade-irmã da chinesa Xiamen
Objetivo é promover intercâmbio em várias áreas do conhecimento
Sorocaba pode estabelecer um laço de cidade-irmã com Xiamen, uma importante cidade chinesa, referenciada pela revista científica Nature Index de 2022 como um centro de destaque em pesquisa científica. Essa conexão comercial foi aprovada ontem (1º), em primeira discussão, pela Câmara Municipal, por meio de um projeto de lei. O objetivo desse intercâmbio é promover programas científicos, sociais, ambientais, culturais, esportivos e comerciais entre as duas cidades.
A iniciativa partiu do vereador João Donizeti (PSDB), que também é líder do governo municipal na Casa de Leis. Conforme justificado no projeto, a ideia da proposta nasce da relação diplomática entre as duas cidades (Sorocaba e Xiamen), as quais buscam ser base de troca de conhecimento sobre políticas públicas e projetos de saúde, cultura, educação e outras de interesse mútuo dos municípios.
Segundo Donizeti, os convênios de irmandade representam uma base formal e legal para o estabelecimento de acordos de cooperação técnica, programas de intercâmbio e desenvolvimento econômico. “A China e o Brasil são duas das maiores nações com economias em desenvolvimento. Atualmente, as atuações e cooperações do Brasil e da China, em diversos setores, mostram novas oportunidades de integração para nossos povos”, destaca o parlamentar.
Xiamem é uma cidade costeira na província de Fujian, na China. Ela tem sido um importante porto há séculos e se tornou uma das primeiras Zonas Econômicas Especiais da China na década de 1980. O nome Xiamem significa “porta da casa”, em referência ao papel secular da cidade como porta de entrada para o país. Lá também se localiza a ilha de Guliangyu, tombada como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Além disso, Xiamen abriga diversas universidades importantes, incluindo a Universidade de Xiamem, que é membro das Universidades Double First Class, além de Huaqiao, Jimei, Universidade de Tecnologia de Xiamem e Faculdade Médica de Xiamem.
Em família
Caso a proposta seja aprovada em sua redação final e promulgada pelo Executivo, Sorocaba se juntará ao grupo de cidades-irmãs de Xiamen, ao lado das brasileiras Fortaleza (CE) e Foz do Iguaçu (PR). Vale destacar que Xiamem já estabeleceu parcerias com cidades do Reino Unido, Japão, Filipinas, Estados Unidos, Nova Zelândia, Malásia e México.
Saiu de pauta
O projeto de lei do vereador Luis Santos (Republicanos), que institui o programa “Infância sem Pornografia”, foi retirado de pauta após receber uma emenda. Essa proposta tinha o objetivo de proibir nas escolas qualquer conteúdo que contivesse “palavrões”, imagens eróticas ou de órgãos genitais, cenas de relação sexual ou ato libidinoso, seja em formato sonoro, audiovisual ou imagem, assim como qualquer divulgação em locais públicos ou eventos autorizados ou patrocinados pelo poder público municipal, incluindo mídias ou redes sociais. (Wilma Antunes)