Sorocaba
Deic de Sorocaba identifica os suspeitos pelo Golpe do Amor
Em um dos casos, vítima enviou R$ 300 mil para os criminosos
Policiais Civis da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba identificaram criminosos suspeitos de praticar o Golpe do Amor. Após 15 meses de investigação, a Operação Sol Nascente resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em São Paulo.
O golpe consistia em abordar vítimas através de redes sociais, apresentando-se como pilotos de avião ou soldados no Iêmen, convencendo-as a enviar dinheiro para o resgate de presentes retidos na alfândega ou achados valiosos. Os criminosos se aproveitavam da vulnerabilidade emocional das vítimas, alegando estar em zonas de guerra e exigiam altas quantias para supostos gastos com jatos militares.
As transferências financeiras eram feitas para contas brasileiras em nome de terceiros. Durante a operação, foram apreendidos materiais relevantes para a investigação. A Deic continua o trabalho para localizar outros envolvidos nos crimes apurados.
Em um dos casos, uma mulher de 72 anos perdeu quase R$ 300 mil. A delegada da Deic, Luciane Bachir, disse que a vítima sofreu um “estelionato sentimental”. Um dos criminosos usou as redes sociais para publicar uma foto de um descendente japonês. “Ele a chamava de mãe, porque era muito parecido com o filho que ela perdeu”, disse a delegada. (Da Redação)