Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Ciesp apresenta novos serviços à indústria

Secretários municipais darão atendimento na Regional Sorocaba

26 de Julho de 2023 às 23:01
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Novidades, como um projeto de desenvolvimento regional e o SuperRefis para as indústrias, foram apresentadas em evento comemorativo aos 73 anos da Regional Sorocaba
Novidades, como um projeto de desenvolvimento regional e o SuperRefis para as indústrias, foram apresentadas em evento comemorativo aos 73 anos da Regional Sorocaba (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e a Prefeitura Municipal de Sorocaba promoveram na manhã de ontem (26) uma reunião plenária em comemoração aos 73 anos da Regional Sorocaba. Na ocasião, foram apresentados um projeto de desenvolvimento regional pelo Ciesp, o programa municipal SuperRefis 2023 e a Feira de Serviços da Prefeitura à indústria. Estiveram presentes no evento o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, o diretor titular da Regional Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o prefeito Rodrigo Manga, empresários e representantes de indústrias.

O novo Programa de Regularização Fiscal do Município, o SuperRefis, permite a negociação de débitos junto ao Município de Sorocaba em condições especiais e facilitadas, com descontos de até 100% na multa e 95% nos juros, parcelamentos em até 24 meses, além de outras vantagens -- por tempo limitado. Agora, haverá também uma versão voltada à indústria.

Segundo o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, no SuperRefis para as indústrias os secretários municipais irão mensalmente ao Ciesp atender ao setor industrial. “Fica aberto, também, para o setor do comércio e de prestação de serviços. Em vez de ligar na Prefeitura, na Secretaria, que é mais burocrático, aqui a pessoa vem e é atendida imediatamente. Trata-se de uma descentralização do secretariado, aqui dentro do Ciesp. Isso facilita a vida de todo mundo, agiliza a abertura de novos negócios, gerando emprego. Essa desburocratização é uma meta que nós, como entidade civil organizada, temos que fazer junto com o poder público”, disse.

A plenária contou com a presença de autoridades municipais, além de empresários e representantes das indústrias - FÁBIO ROGÉRIO
A plenária contou com a presença de autoridades municipais, além de empresários e representantes das indústrias (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Ele destaca o trabalho junto ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para fazer com que cidades como Sorocaba, Ribeirão Preto e Campinas não cresçam desordenadamente ou que outras cidades fiquem pequenas. “Nós tivemos, no último Censo do IBGE, algumas cidades que decresceram porque não têm opção de trabalho. Quando o jovem completa 18 anos, ele não tem perspectiva de trabalho e vai para outras cidades grandes. Então a nossa visão é fazer com que essas pequenas ou médias cidades também se desenvolvam. E o Ciesp tem um papel fundamental nisso, levando indústrias até essas cidades e, junto a elas, capacitação profissional”.

O acordo com o Governo de São Paulo dividiu o Estado em 42 regionais -- e o Ciesp Sorocaba ficou com a responsabilidade de trabalhar com os 48 municípios que a Regional abrange. O primeiro passo é o trabalho de mapeamento, verificando os potenciais de cada cidade. “É o início de um trabalho de desenvolvimento regional. Fazer com que as cidades criem empregos, movimentem a economia e não fiquem para trás. É um trabalho gratificante, mas difícil e árduo. Não é a curto prazo, mas sim de médio a longo prazo”, explica Erly.

Ele ressalta também a importância do investimento em capacitação profissional e dos incentivos do Governo do Estado, como redução do ICMS, para que indústrias se instalem nas cidades: “Por exemplo, aqui em Sorocaba se cobra 18% de ICMS, em outra cidade pode ser 12%. É uma forma de incentivar que algumas indústrias se instalem nessas cidades. É preciso, também, um trabalho muito grande de capacitação profissional. A empresa não vai para um local onde não tenha mão de obra qualificada. E aí entra o trabalho do Ciesp junto ao Senai, Sebrae e Sesi, para qualificar profissionais com base na vocação de cada cidade. Esse mapeamento das vocações de cada cidade é no que estamos começando a trabalhar agora. Nós temos uma vasta experiência aqui em Sorocaba e podemos levar isso para outras cidades”.

O prefeito Rodrigo Manga exaltou a importância desse evento para a indústria da cidade e região. “Programas como o SuperRefis e os demais serviços municipais disponíveis beneficiam tanto as empresas como a população e o Poder Público. Contribuintes e empresas podem renegociar e quitar seus débitos com o município, com os maiores descontos possíveis. E o município, por sua vez, recupera esses recursos para reinvestir nas principais áreas da cidade, como saúde, educação, segurança e infraestrutura”, afirma. (Virginia Kleinhappel Valio)

Galeria

Confira a galeria de fotos