Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

CRMV e Polícia unem esforços contra maus-tratos animais

Objetivo dos veterinários é auxiliar as forças de segurança no assunto

25 de Julho de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Membros do Conselho Regional, da Polícia Civil e do Deinter-7 se reuniram em Sorocaba
Membros do Conselho Regional, da Polícia Civil e do Deinter-7 se reuniram em Sorocaba (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) firmou uma parceria com a Polícia Civil para auxiliar as forças de segurança no atendimento de ocorrências relacionadas a maus-tratos animais. O acordo foi oficializado durante uma reunião realizada ontem (25) no Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-7), em Sorocaba.

O encontro contou com a presença de membros do Conselho Regional, representantes da Polícia Civil e do delegado Wilson Negrão, diretor do Deinter-7. Também o secretário estadual de Segurança, Guilherme Derrite, manifestou apoio à iniciativa. De acordo com as instituições, além de garantir o bem-estar e proteção animal, a parceria visa estabelecer medidas que protegerão também toda a população.

Nesse primeiro momento, foi elaborado um protocolo indicando algumas ações que serão desenvolvidas. O CRMV-SP ajudará a Polícia Civil no encaminhamento de animais vítimas de maus-tratos para locais adequados. Adicionalmente, os veterinários de Sorocaba e região fornecerão apoio com a emissão de laudos para constatar se o animal foi, de fato, vítima de violência. No entanto, outras iniciativas deverão, ainda, ser discutidas.

“Esse é o início, mas além dos maus-tratos, podemos pensar em outros caminhos, por exemplo, destino de produtos que muitas vezes não estão em condições do ponto de vista legal, que podem dar problemas até para a saúde do ser humano e não só para o animal. São produtos que não podem ser consumidos, sob risco de ocasionar sérias doenças e até levar à morte. Então, o médico veterinário tem muito a contribuir nesse ponto também”, explicou Odemilson Donizete Mossero, presidente do Conselho.

Para a Polícia Civil, a reunião mostrou caminhos que podem ser concretizados na ação policial. “Esse trabalho em conjunto com certeza vai gerar benefícios positivos para a sociedade que clama tanto por justiça, principalmente na causa animal, que vem crescendo bastante. E nós entendemos essa necessidade. É uma das nossas bandeiras e vamos trabalhar nesse sentido”, informou o delegado Wilson Negrão.

O diretor do Deinter-7 afirmou, também, que haverá melhorias no 2º Distrito Policial, que atualmente realiza os atendimentos envolvendo crimes contra os animais. “Nós vamos melhorar as funções dessa unidade policial nomeando um delegado específico e policiais específicos para que eles possam fazer um treinamento, específico também, e possam atuar nessas situações. Inclusive, com a ajuda do Conselho Regional de Medicina Veterinária, o qual se dispôs a nos ajudar em alguns critérios”, concluiu Negrão.

Vale ressaltar que em casos de maus-tratos contra animais, denúncias devem ser feitas nas delegacia ou por meio do telefone 181. (Vanessa Ferranti)