Sorocaba
Revitalização do Centro começa em 2024
Intervenções serão realizadas, inicialmente, nos boulevares Braguinha e Barão do Rio Branco. Projeto está em estudo
A revitalização que faz parte da recuperação do centro de Sorocaba deve iniciar em 2024, segundo a Prefeitura. Em um primeiro momento, serão contemplados os bulevares Braguinha e Barão do Rio Branco. O projeto está em fase de estudos de elaboração e é coordenado pela equipe técnica do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), órgão ligado à Secretaria de Administração (Sead).
A iniciativa também conta com o apoio de vários setores da comunidade e de associações ligadas ao Centro, sugerindo ações a ser implementadas, inclusive, por meio de reuniões entre as entidades e o Poder Público, como ocorreu na última segunda-feira (17), quando foi discutida a recuperação do Centro, durante a terceiro encontro sobre o tema, que contou com a presença de representantes da Prefeitura e, na ocasião, foram apresentadas propostas de revitalização para os dois pontos da região, a Braguinha e Barão do Rio Branco.
O presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Hygor Duarte, ressaltou a atuação da entidade na busca de investimentos para o Centro junto à Prefeitura. De acordo com a instituição, o órgão municipal se comprometeu a destinar R$ 5 milhões para região central numa intervenção arquitetônica com o objetivo de torná-lo mais atraente aos consumidores e turistas. Ao Cruzeiro do Sul, a Prefeitura informou que o projeto ainda está em fase de elaboração e negociações e, a partir das demandas existentes no projeto, a administração terá valores mais exatos sobre o investimento.
Já o conceito está sendo desenvolvido pelo arquiteto Alan Nunes, que expôs a ideia de uma estrutura aérea que, acompanhada de estética correspondente no piso, forme um caminho sinuoso que dê mais vida e colorido ao Centro.
Inspirado em estruturas de diferentes estilos instaladas em cidades de países como México, Bélgica e Austrália, o conceito tem o objetivo de dar vivacidade à “selva de pedra”, como explicou o arquiteto. “Usaremos uma paleta de cores quentes, aproveitando o vermelho e o amarelo presentes na bandeira de Sorocaba. Além de valorizar o Centro e encantar as pessoas, as estruturas vão induzir o olhar para as laterais das vias, indo ao encontro das lojas”, ressaltou Alan Nunes.
A Acso informa que o projeto terá a preocupação de manter uma altura média que não prejudique nem a fachada dos estabelecimentos nem os apartamentos residenciais localizados no pavimento superior de muitos dos prédios e, ainda, preserve a segurança dos prédios e pedestres.
Já a Prefeitura ressalta que está mobilizada para promover uma completa revitalização do Centro, a fim de dar uma “nova cara” a essa região da cidade, fomentando o desenvolvimento econômico e turístico, assim como a melhoria da qualidade de vida de quem frequenta a região central, possui negócios, trabalha ou reside no local.
“Os serviços e melhorias devem abranger, sobretudo, ações urbanísticas importantes e de paisagismo, entre outros. Serão ações que agregarão àquelas já adotadas pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em dezembro de 2022, que implantou iluminação em led nas ruas São Bento, XV de Novembro, Monsenhor João Soares, da Penha, Dr. Álvaro Soares, Sete de Setembro, Dr. Boulevard Braguinha, Padre Luiz, Francisco Scarpa, Miranda de Azevedo e Cesário Motta”, finalizou a Prefeitura. (Vanessa Ferranti)
Galeria
Confira a galeria de fotos