Bastidor da política
Frustrado com a condução do partido, Pannunzio deixa PSDB após 30 anos
Prestes a completar 80 anos, em 29 de julho, Pannunzio tem recebido diversos convites de outros partidos
O ex-prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, anunciou nesta sexta-feira (21) o seu desligamento do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), após mais de 30 anos de filiação. A carta de desfiliação, datada em 11 de julho, foi entregue nove dias depois, na quinta-feira (20), ao diretório local. Pannunzio revelou que a decisão decorre de sua “frustração” com a atual condução do partido.
Ele ocupou o cargo de chefe do Executivo Municipal em duas ocasiões: a primeira de 1989 a 1992, integrando a coligação Frente Popular Sorocabana, e a segunda, 20 anos depois, no mandato de 2013 a 2016. Durante sua trajetória política, Pannunzio atuou ao lado de importantes lideranças da legenda, como Franco Montoro, Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Geraldo Alckmin.
Além disso, Pannunzio foi eleito para exercer o cargo de deputado federal consecutivamente por quatro anos, de 1995 a 2010, chegando a ser vice-líder do governo FHC, presidente da comissão de Relações Exteriores e Defesa e líder do PSDB.
“Atualmente, frustrado com a forma que vem sendo conduzido o partido em discordância com a nossa história, julgo por bem renunciar a essa filiação, mas sempre augurando aos companheiros, os melhores votos de felicidades na consecução dos seus objetivos”, diz trecho da carta.
Prestes a completar 80 anos, em 29 de julho, Pannunzio tem recebido diversos convites de outros partidos, porém, ainda está avaliando qual será seu próximo destino político. (Wilma Antunes)
Galeria
Confira a galeria de fotos