Sorocaba
Praça da Biodiversidade simboliza importância da energia sustentável
A praça foi concluída na gestão de Antonio Carlos Pannunzio, em uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados
Inaugurada em 9 de maio de 2016, praça da Biodiversidade, localizada na avenida 15 de Agosto, próximo da marginal direita do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca, no Jardim Leocádia, em Sorocaba, possui uma pá eólica, de cerca de 40 metros, que está apoiada horizontalmente na pequena “ilha do brejo” existente no local. A peça chama a atenção de algumas pessoas que passam por ali e não sabem o que representa. A praça foi concluída na gestão de Antonio Carlos Pannunzio, em uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados.
Na ocasião da inauguração, a praça foi definida como conceito, na qual elementos da flora local e outras estruturas foram implantadas com o objetivo de possibilitar abrigo e alimentação de animais da região, particularmente de pássaros. Além disso, a pá eólica recebeu uma pintura feita pelos grafiteiros Will Ferreira e Michel Japs, do Fite Art.
“A praça da Biodiversidade foi planejada para ser um local com condições para abrigar árvores e plantas, além de insetos e pequenos animais, principalmente os pássaros, seja para moradia, alimentação e até mesmo para a proteção, reunindo o maior número possível da biodiversidade existente na área urbana de Sorocaba. No local já foram vistos irerê, quero-quero, pererecas, sapos, libélulas, carcará, anu-branco, anu-preto, capivaras, entre outros animais”, informou a Prefeitura por ocasião da inauguração oficial do espaço público.
A pá eólica que se encontra na praça há quase 10 anos, é, hoje, um símbolo de uma época em que a cidade abrigou a principal fabricante de energia sustentável do País, a empresa Tecsis, e, ainda, representa o fato de Sorocaba ser um Arranjo Produtivo Local (APL) de Energia Renovável.
A empresa chegou a ser uma das maiores empregadoras de Sorocaba, mas acabou fechando suas unidades na cidade e se mudou para a Bahia. A cidade tinha ainda outra empresa do mesmo segmento, a Wobben Windpower, que também encerrou suas atividades locais.
A Prefeitura informou que, de acordo com informações da Ouvidoria Geral do Município, neste ano, não foi registrado nenhum pedido ou sugestão referente à praça da Biodiversidade, pelo canal 156.
Sorocaba possui outras empresas do segmento de energia eólica como a Windsis. “Há, também, empresas de inovação/startups residentes no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) ligadas à área. São elas: Delta Wind, Adcomp e ArthWind, esta última com foco em manutenção e com utilização de drones para esse fim”, informou a Prefeitura. (Da Redação)