Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Nas baixas temperaturas, são necessários cuidados ‘extras’

Hoje, a mínima em Sorocaba deve chegar a 11ºC. Amanhã sobe um pouco, marcando 15ºC

15 de Julho de 2023 às 23:01
Vinicius Camargo [email protected]
Mudança de hábitos inclui, além de usar agasalhos, cuidar da própria saúde e evitar aglomerações
Mudança de hábitos inclui, além de usar agasalhos, cuidar da própria saúde e evitar aglomerações (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

 

A queda na temperatura em Sorocaba fez com que as pessoas adotassem medidas para evitar doenças. As estratégias vão desde agasalhar-se bem até evitar aglomerações e manter a vacinação em dia. Uma frente fria seguida por uma massa de ar frio fez os termômetros despencar na cidade desde a última quinta-feira (13). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na sexta (14), a mínima foi de 7ºC. O clima deve continuar gelado hoje (16).

De acordo com o Inmet, ontem (15), a temperatura variou entre 10ºC e 25ºC. Com 20% de umidade relativa do ar, o tempo ficou mais seco. Hoje, haverá ligeira mudança, com mínima será de 11ºC e máxima de 26ºC. A umidade do ar permanece em 20%.

Durante a semana, volta a esquentar. Amanhã (17), a mínima sobe para 15ºC e a máxima alcança 28ºC. A qualidade do ar melhora um pouco, mas continua baixa -- 30% (mínima). O calor chegará com mais intensidade na quarta-feira (19), quando deve fazer máxima de 29ºC. Porém, a secura permanecerá, já que a umidade mínima deve ficar em 40%.

Enquanto os termômetros não sobem, diante do frio intenso, a coordenadora de marketing e comunicação Ana Beatriz Garcia, de 29 anos, tomou várias precauções na rua rotina, para não adoecer. Ela conta que os seus principais cuidados são alimentação saudável, hidratar-se corretamente e fazer exercícios físicos regularmente, com o objetivo de fortalecer o organismo. Além disso, aderiu a hábitos simples, mas igualmente necessários, como agasalhar-se adequadamente, evitar sair quando o clima está muito gelado, tomar banho mais cedo e não dormir com os cabelos molhados.

Ana disse que essas ações são importantes não só para proteger a si mesma, como também as demais pessoas dos seus círculos sociais. “Independentemente do clima, temos que sempre nos cuidar e cuidar do outro, uma vez que vivemos em sociedade. Então, quando eu me cuido, estou cuidando do outro também”, disse.

Medidas semelhantes fazem parte do cotidiano da publicitária Thais Costa, de 29 anos. Ela também faz questão de tomar todos os imunizantes indicados e não frequentar lugares cheios. (Vinicius Camargo)