Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Congresso Ufológico continua com palestras e documentário

Evento reúne curiosos sobre o tema e será encerrado com irmãos Facury

08 de Julho de 2023 às 23:01
Wilma Antunes [email protected]
Congresso é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Sorocaba
Congresso é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Sorocaba (Crédito: WILMA ANTUNES)

Existe vida fora da Terra? O que acontece após a morte? Qual é o propósito da vida? Essas são indagações que, em algum momento, passam pela cabeça de todos os seres humanos. E é justamente para explorar esses mistérios que o 2º Congresso Ufológico, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Sorocaba (Gepus), está sendo realizado em Sorocaba. O evento teve início ontem (8) e continua hoje (9), no Cine Teatro do Sorocaba Shopping, proporcionando uma experiência envolvente para os participantes aficionados pelo tema.

O congresso oferece uma programação abrangente, repleta de palestras, debates, exposições e oportunidades de interação. Os temas abordados são variados, explorando desde avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis) até teorias sobre a existência de vida extraterrestre. Cada ingresso custa R$ 40 e pode ser adquirido pelo WhatsApp (15) 9740-44-358.

No primeiro dia do congresso, ufólogos renomados trouxeram suas contribuições em palestras. Jamil Vila Nova falou sobre “O céu como limite”, enquanto Paulo Anibal e Suseliton Saga abordaram a “casuística ufológica” e a utilização da hipnose como ferramenta não invasiva em pesquisas. Carlos Casalichio encerrou o evento com apresentação de uma análise detalhada das abduções alienígenas.

Já para o dia de hoje, estão programadas palestras igualmente instigantes. Os irmãos Jorge Facury e Michel Facury discorrerão sobre o caso Célio Batista, um suposto ataque de extraterrestres ocorrido em Sorocaba, a partir das 14h30. Em seguida, às 15h45, Wagner Borges compartilhará experiências de quase-morte e presenças extraterrestres. Marco Leal encerrará as apresentações do dia com os vídeos do ET de Varginha e os bastidores do documentário de sua produção “Momento do contato”, às 17h30. Para concluir o evento em grande estilo, os participantes terão a oportunidade de participar de um bate-papo às 19h.

Rumo ao desconhecido

Por trás do Congresso de Ufologia, dois nomes se destacam: Marco Leal e Chukky Paz. Durante o evento realizado no Cine Teatro, eles se movimentaram pelos corredores, desempenhando diversas funções, desde a apresentação de palestras até a organização do evento e a captação de imagens. Leal chamava a atenção com seu colete da Revista UFO, a mais antiga publicação sobre ufologia do mundo, que tem desempenhado um papel fundamental na promoção de eventos, campanhas, entrevistas e investigações para a expansão do conhecimento sobre o fenômeno ufológico no País.

Ele é consultor e relata casos de OVNIs à revista. Leal e Chukky viajam por todo o Brasil para investigar esses acontecimentos e também realizam palestras em diferentes locais com frequência. Segundo os organizadores, o campo da ufologia tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. A maioria das interações ocorre virtualmente, por meio de páginas e grupos na internet. É também no ambiente virtual que ocorre a divulgação de eventos relacionados ao tema.

“A nossa intenção é realizar eventos periódicos aqui (Sorocaba Shopping), em parceria com o Cineplay, a cada dois meses, abordando a ufologia. Hoje temos um congresso de dois dias, mas os próximos serão eventos com um dia de duração, com três a quatro palestras. Sempre vêm pessoas do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e outros Estados”, afirma Leal. Os trabalhos também podem ser acompanhados pelo site ufo.com.br e também pelo Instagram: @lealmarcoaurelio e @chukkypaz. (Wilma Antunes)