Sorocaba
Arquidiocese de Sorocaba inicia o Ano Jubilar de Centenário
Celebrações abrem hoje sob a presidência do arcebispo Dom Julio Endi Akamine
A Arquidiocese de Sorocaba abre as comemorações de seu Ano Jubilar de Centenário da fundação da Diocese, nesta terça-feira (4). O ato litúrgico, presidido pelo arcebispo metropolitano Dom Julio Endi Akamine, tem início às 12h e em seguida, às 13h15, será feito o lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo do centenário, que será usado por um mês na Agência dos Correios da Rua São Bento. Em seguida, o carimbo irá para Brasília para ser exposto no museus nacional dos Correios. Toda programação ocorre na Catedral Metropolitana de Sorocaba, localizada na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.
Na celebração de abertura do evento participarão representantes de todas as 58 paróquias dos 12 municípios que compõem a Arquidiocese de Sorocaba. “Para exprimir a comunhão das paróquias em uma só Igreja Particular, serão entregues 58 círios que serão acesos nos dias 29 e 30 de julho nas celebrações paroquiais”, informa a Arquidiocese.
As comemorações do Centenário se darão em todas as cidades através dos “Jubileus” mensais: dos seminaristas, diáconos, coroinhas e acólitos, juventude, pastorais sociais, catequistas, músicos, religiosos, movimentos e associações, crismandos, famílias, ministros extraordinários e sacerdotes.
Além desses diversos jubileus, que estão mais voltados para o “interno” da Igreja Particular de Sorocaba, outra intenção, segundo comunicado oficial da organização paroquial, será enfatizado o empenho dos católicos em favor da sociedade e dos mais pobres. Está em preparação um relatório da ação social evangelizadora da Arquidiocese de Sorocaba a ser publicado no encerramento do Centenário.
Está prevista para ano que vem a reinauguração do Seminário Diocesano São Carlos Borromeu, patrimônio histórico tanto da Arquidiocese quanto da cidade de Sorocaba. O primeiro ano jubilar de fundação da Diocese foi realizada em 1924 por Dom José Carlos de Aguirre. (Da Redação)