Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Veja respostas da Prefeitura aos questionamentos dos vereadores

23 de Junho de 2023 às 23:01
Wilma Antunes [email protected]
Ítalo deve procurar o Dnit e a Inventariança da RFFSA para esclarecer dúvidas sobre abandono da ferrovia
Ítalo deve procurar o Dnit e a Inventariança da RFFSA para esclarecer dúvidas sobre abandono da ferrovia (Crédito: EDNILSON JODAR LOPES (22/3/2023))

 

O Cruzeiro do Sul fez um balanço do resultado dos cinco primeiros requerimentos publicados nesta coluna, em 6 de abril. Neles, os vereadores questionam a Prefeitura de Sorocaba sobre diversos assuntos de interesse público. As respostas da administração municipal são assinadas pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão.

Malha ferroviária

Segundo a Prefeitura, os imóveis do Complexo Ferroviário de Sorocaba são de propriedade do Governo Federal e estão sob o cuidado da Rumo Logística Malha Paulista S/A. A Prefeitura disse também que o vereador Ítalo Moreira (PSC) deve procurar o Departamento Nacional de Infraetrutura de Transportes (Dnit) e a Inventariança da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) para esclarecer suas dúvidas. Quanto à Estação Ferroviária e ao prédio onde funciona a escola municipal Matheus Maylasky, a Prefeitura informou que está em andamento o processo de cessão dos prédios, mas que não há verba específica para sua manutenção ou revitalização.

Combate à dengue

A Prefeitura informou ao Legislativo, em resposta ao requerimento do vereador Péricles Régis (Podemos), que tem realizado diversas ações de prevenção e combate à dengue na cidade. Entre elas, estão a veiculação de campanhas em busdoors (ônibus), mídias sociais, sites da Prefeitura e veículos de comunicação. Além disso, também destacou que equipes atuam na distribuição de panfletos, orientação da população nas áreas de maior incidência e na participação em eventos gerais da administração pública.

Segurança nas escolas

Em resposta ao requerimento do vereador Caio Oliveira (Republicanos), o Executivo anunciou dez medidas de segurança para as escolas municipais. Segundo a Prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai intensificar os patrulhamentos preventivos em todas as unidades escolares. Além disso, as escolas terão monitoramento, vigias, detector de metal e botão do pânico. A polícia vai realizar palestras para as secretárias de Segurança e Educação, fazer rondas surpresas nas escolas, monitorar as redes sociais e divulgar o disque-denúncia (181). Também será criado um grupo com prefeitos, secretários, polícias Civil e Militar para discutir o assunto. Por fim, um projeto de lei vai obrigar as escolas particulares a adotarem as mesmas medidas.

Samu Animal

O vereador João Donizeti (PSDB) questionou a Prefeitura sobre os critérios para o atendimento do Samu Animal. A Prefeitura esclareceu que o serviço resgata animais sem tutores que estejam em situação de emergência e risco de morte. Esses animais são levados para uma clínica veterinária em Mairinque, onde recebem os primeiros socorros. Em seguida, são encaminhados para o abrigo municipal de Sorocaba, onde passam por avaliação, vermifugação, vacinação, castração e doação. O Samu Animal atende, em média, 49 animais por mês.

Vagas para aplicativos

O vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) solicitou à Prefeitura a criação de vagas específicas para carros de aplicativo no Centro da cidade. Segundo o Executivo, essa demanda não pode ser atendida, pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê vagas exclusivas para esse tipo de serviço. Além disso, destacou que a região central já conta com vagas de embarque e desembarque para toda a população. (Wilma Antunes)