Sorocaba
Sessão solene na Câmara comemora os 120 anos do Cruzeiro
Desde a fundação do jornal em 1903, foram registrados 34 presidentes, 52 governadores e 57 prefeitos

A Câmara de Sorocaba realizou uma sessão solene, ontem (22) à noite, para celebrar os 120 anos do jornal Cruzeiro do Sul, em uma gloriosa trajetória. A homenagem, que durou aproximadamente uma hora, levou os convidados a uma verdadeira viagem no tempo. Desde a fundação do jornal em 1903, foram registrados 34 presidentes, 52 governadores e 57 prefeitos. Além disso, marcos históricos do Brasil e do mundo foram documentados nas páginas do periódico.
A iniciativa partiu do vereador Dylan Dantas (PSC), que presidiu a sessão solene e compôs a mesa de honra juntamente ao presidente do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Hélio Sola Aro; o conselheiro Laelso Rodrigues; o presidente da Loja Maçônica Perseverança III, Pedro Souza; o sumo sacerdote Antônio Prieto Neto; e o jornalista Eduardo Santinon, da Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba, representando o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).
Dantas iniciou a sessão com emoção, destacando que o Cruzeiro do Sul é o exemplo perfeito de como um veículo de comunicação deve ser. O vereador ressaltou que o jornal sempre defendeu seus princípios e que isso fica evidente na primeira página. Isso porque o lema “Cremos em Deus e na família” continua a perpetuar as boas práticas da FUA, mantenedora do Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico.
“A noite foi muito agradável e emocionante. O jornal é uma instituição sólida e perene, que faz parte da história de Sorocaba. A Câmara Municipal não poderia deixar de homenagear tanto a FUA quanto o Cruzeiro do Sul. Me sinto honrado e privilegiado por conduzir a sessão. O Cruzeiro do Sul desempenha um excelente trabalho de utilidade pública e informação para a nossa população. É o maior jornal do interior do País e sempre respeitou a Deus e à família, o que nos enche de orgulho”, declarou Dantas.
Laelso, como único instituidor vivo da FUA, fez um discurso emocionante ao subir na tribuna. Ele relembrou quando, aos 13 anos, viu nas páginas do jornal a notícia de que a 2ª Guerra Mundial havia finalmente terminado. O conselheiro compartilhou que aquele dia foi de festa, com todos saindo às ruas para comemorar.
“Em 1963, a Loja Maçônica Perseverança III teve a ideia de adquirir uma instituição que pudesse sustentar nossas entidades beneficentes, que eram administradas por nós. Foi aí que fui indicado para fazer um relatório final para a compra do jornal Cruzeiro do Sul. Realizamos esse processo com a participação de 21 irmãos. Como único instituidor vivo, sinto saudades daquele tempo em que começamos, em um serviço voluntário, a construir o caminho para que o jornal chegasse onde está hoje”, declarou.
Laelso também atribui o sucesso do jornal aos inúmeros colaboradores que passaram pela instituição: “Fiquei muito feliz com essa comemoração. Devemos muito aos nossos funcionários, que contribuíram para isso. Sinto que ainda viveremos por muitos anos”, completou.
Hélio Sola Aro fez questão de relembrar cada passo do Cruzeiro na sociedade sorocabana: “Embora eu seja presidente do Conselho de Administração, todas as homenagens são direcionadas ao jornal Cruzeiro do Sul. Diante de toda essa trajetória, minha participação parece pequena. Estamos muito felizes com esse reconhecimento da Câmara e da população. O Cruzeiro do Sul realmente pertence à cidade, é voltado para ações em prol do bem comum, da família e da população em geral”, afirmou.
Pedro Souza, com um sorriso estampado no rosto diante das homenagens, destacou o trabalho filantrópico da instituição: “Nós, da Perseverança III, sempre ficamos felizes com esse reconhecimento, especialmente vindo da Câmara, que representa o povo. É importante ressaltar as pessoas que compõem esse trabalho solidário em todas as entidades, são diretores não remunerados que dedicam o seu melhor em prol da população. O jornal é uma verdadeira família!”, disse.
Além disso, estiveram presentes na cerimônia representantes do Colégio Politécnico, da Fraternidade Feminina da Perseverança III, da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, do Lar Escola Monteiro Lobato, da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, da Vila dos Velhinhos, da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), além de autoridades municipais, funcionários e diretores da FUA. (Wilma Antunes)