Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Manifesto cobra ações para resgate do Centro

Entidades representativas criam grupo de trabalho para apontar problemas e apresentar soluções

22 de Junho de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Revitalização do Centro de Sorocaba
Revitalização do Centro de Sorocaba (Crédito: CEZAR RIBEIRO / ARQUIVO JCS)

Diversas entidades representativas da sociedade civil se reuniram nesta semana para discutir ações para o resgate do Centro de Sorocaba. Esse foi o segundo encontro. No primeiro encontro, realizado em maio, o grupo já havia levantado demandas e propostas sobre as áreas de infraestrutura e segurança da região. A conversa resultou em um manifesto, encaminhado em 16 de junho ao poder público e às forças de segurança.

O documento foi assinado por 13 entidades: Associação Comercial de Sorocaba (Acso); Associação dos Rotarianos de Sorocaba (Aros); Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac Sorocaba); Athon Ensino Superior; Câmara Municipal (representada pelo vereador Ítalo Moreira); Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee); Clube 28 de Setembro; Conselho Maçônico de Sorocaba; Conseg Centro-Sul; Fundação Ubaldino do Amaral (FUA); Sincomercio Sorocaba; Sindcomerciarios e Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares de Sorocaba (Sinhores Sorocaba).

No manifesto, foram apontados problemas como a pouca iluminação, que favorece a criminalidade; pontos de tráfico de drogas entre as ruas Francisco Scarpa e Padre Luiz e, também, na região da praça da Bandeira; furtos que ocorrem com muita frequência em estabelecimentos comerciais na rua da Penha; falta de higiene e proliferação de ambulantes em diversas ruas do Centro, como Braguinha, Barão do Rio Branco, Benedito Pires e a lateral do Mercado Municipal.

Para o vice-presidente da Acso, Nilton Silva Cezar Jr., cabe ao Poder Público a responsabilidade de resolver essas demandas e às entidades -- que estão próximas da realidade do Centro -- o papel de assessorar as autoridades. “Nosso grupo tem o propósito de reunir informações, demandas, propostas e manifestar o apelo de milhares de sorocabanos, dos mais diversos ramos de atuação, que são representados pelas entidades aqui reunidas. Assim, damos voz a todos que sonham com um Centro verdadeiramente revitalizado e pulsante”, disse Nilton.

A Prefeitura informou, por meio de nota, que, em conjunto com as forças policiais, tem adotando uma série de medidas de inteligência e preventivas no Centro. A mais recente ação foi realizada, quarta-feira (21), nos arredores da Rodoviária. Nova ação será realizada, nos próximos, com a mesma finalidade. Informou, ainda, que também está sendo organizada uma nova reunião, na próxima semana, entre Prefeitura, Polícia Militar e representantes da Acso.

A Polícia Civil afirmou que efetivou -- a partir de fevereiro -- de 104 esclarecimentos de autoria dos mais variados crimes, mas principalmente os contra o patrimônio, furtos e roubos e 24 prisões na região central. (Vanessa Ferranti)