Empréstimo pessoal
Polícia Civil de Sorocaba cumpre mandados na Capital e prende três mulheres
Os crimes eram cometidos, em sua maioria, contra aposentados e pensionistas; Polícia alerta para aumento de casos relacionados a golpes de empréstimo pessoal
A Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba deflagrou, nesta segunda-feira (19), a operação "Hemera", com objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão, busca e apreensão na Capital Paulista e em Francisco Morato. Ao final, três mulheres, entre 30 e 40 anos, acabaram presas.
A operação é resultado de uma investigação que durou cerca nove meses e apurou os crimes de estelionato e associação criminosa. Conforme apurado pelos policiais civis, os crimes eram cometidos, em sua maioria, contra aposentados e pensionistas, muitos deles com dificuldades em acessar agências bancárias ou com pouco conhecimento em tecnologia.
As golpistas entravam em contato com as vítimas, dizendo a elas que um empréstimo pessoal foi feito em seus nomes indevidamente e, para que a operação fosse cancelada, um cadastro precisaria ser feito. Nesse momento, de posse dos dados da pessoa, ao invés de encerrá-lo, o empréstimo era efetivado e o dinheiro destinado a uma conta de uma das integrantes do grupo. A pessoa lesada, além de não ter acesso ao empréstimo contratado, arcava com as parcelas que eram debitadas de seu benefício.
Junto das suspeitas de praticarem os crimes, foram apreendidos celulares, cartões de banco e notebooks que seriam usados na aplicação do golpe. Todas foram encaminhadas à Deic e ficaram à disposição da Justiça.
Alerta
Ainda segundo a Polícia Civil, há tido aumento de casos semelhantes a este, por isso é necessário ficar alerta com esse tipo de abordagem. Por isso, ao ter dúvidas sobre valores creditados ou debitados em sua conta, entre em contato com a instituição bancária antes de realizar qualquer operação. (Da Redação com informações da Polícia Civil de Sorocaba)