Tempo
Defesa Civil alerta para mais frio até amanhã
Hoje, temperatura mínima na região deve chegar a 6°C

A sexta-feira (16) foi gelada em Sorocaba e quem precisou sair de casa teve que se preparar para enfrentar o frio. Calça, casaco luvas e toucas foram itens bastante utilizados pelos moradores da cidade, principalmente no início da manhã e à noite.
Joseli Maria de Lima, moradora do bairro Caguaçu, acordou por volta de 6h30 para trabalhar. A líder de setor, de 45 anos, conta que tem bronquite e, por isso, precisa se proteger para não ficar doente. “Foi difícil levantar da cama, mas pelo menos não estava chovendo. Eu sempre estou bem agasalhada, porque nessa época do ano é pior, é quando começam a aparecer os sintomas”.
Maria de Fátima Ferreira, de 63 anos, e a neta, Ketlyn Cristina Ferreira Paes, de 19, também precisaram acordar cedo e enfrentar o frio para resolver algumas pendências. Elas moram no bairro dos Morros, na zona leste da cidade. Apesar do inverno ainda nem ter começado, avó e neta já desejam o calor de volta. “Eu não gosto do frio. Tenho muitas dores e quando chega o inverno piora tudo. Onde eu moro tem muito vento e é bem gelado”, declarou Maria de Fátima. “Também não gosto do frio. Não aguento mais tomar sopa e ficar com três cobertas”, brincou Ketlyn.
De acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), entre as 7h de quinta (15) e as 7h de ontem (16) os termômetros registraram variação de 11,7°C a 17,9°C em Sorocaba. A previsão é que frio continue no fim de semana.
A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta de frente fria com temperaturas que podem chegar a 6°C na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Já a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para hoje (17) em Sorocaba é de 8°C a mínima e 19°C a máxima. Não deve chover neste sábado. No domingo (18), os termômetros sobem um pouco, porém a máxima não passará de 22°C e a mínima deverá ser de 9°C. O Inmet prevê muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. (Vanessa Ferranti)