Dia de Santo Antônio
Missas e a venda de bolo celebram o dia do 'santo casamenteiro' em Sorocaba
Pela manhã, a venda do tradicional bolo gerou até fila na lateral da paróquia, que fica no bairro Árvore Grande; quatro toneladas foram produzidas
Missas e a venda do tradicional bolo do “santo casamenteiro” levaram muitos devotos nesta terça-feira (13), mesmo com chuva, até a Paróquia Santo Antônio, no bairro Árvore Grande, em Sorocaba. Segundo o pároco e Frei Gilberto Marcos Sessino Piscitelli, até o fim do dia, cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo local para as festividades pelo dia do santo.
No total, quatro toneladas de bolo foram produzidas, o que representa aproximadamente 17 mil pedaços. Para quem foi em busca do tão sonhado relacionamento amoroso, pouco mais de duas mil medalhas de Santo Antônio foram colocadas nos bolos. E quem encontra a medalha no pedaço do bolo é sinal de casamento, afirmam os devotos do santo.
Há mais de 60 anos, a Paróquia Santo Antônio realiza, anualmente, a tradicional festa em homenagem ao dia do santo, com missas, quermesse, trezena e a tradicional venda de bolos. Em 2023, é a 67ª edição das festividades, que começou no dia 13 do mês passado com quermesse. Já a venda do bolo começou por volta das 6h30 desta terça, e em seguida a primeira missa teve início às 7h.
Ao longo do dia ainda foram realizadas no total cinco missas (7h, 10h, 12h, 15h e 19h) com a também tradicional distribuição dos pães de Santo Antônio para os fiéis no fim de cada celebração. Já os pedaços de bolo foram vendidos a R$ 7,00 cada, e para atender tamanha procura a paróquia aumentou a quantidade em relação ao ano passado.
Pela manhã, apesar da chuva fraca, o movimento foi intenso para a compra dos pedaços de bolo, principalmente após às missas, e até uma fila chegou a se formar na lateral da igreja. Teve gente que estava comprando o bolo pela segunda vez e quem já faz isso há mais de 30 anos.
É o caso da devota Benedita Aparecida Ferraz, de 54 anos. Ela mora na zona norte da cidade e conta que há 32 anos participa das festividades em homenagem a Santo Antônio em Sorocaba. Nessas mais de três décadas, ela afirma que já encontrou 20 medalhas do santo no pedaços de bolo que comprou. Porém, o sonho do casamento ainda não se realizou, mas Benedita afirma que segue com fé no santo. “Costumo brincar que ainda não é hora certa”, disse a devota.
Já o fisioterapeuta, Wellington Reis, de 31 anos, afirma que mora perto da igreja, mas é o segundo ano que ele participa das celebrações pelo dia de Santo Antônio. “Sou casado há oito anos e pela segunda vez comprei o bolo para ajudar nas atividades da igreja e também pelo carinho que tenho pelo santo. Então, venho mais pela tradição mesmo”, afirma.
Santo dos milagres
Para o pároco e Frei Gilberto Marcos Sessino Piscitelli, da Paróquia Santo Antônio, apesar do santo ser mais conhecido pela sua fama de “casamenteiro”, na religião católica ele é o santo dos milagres.
“É interessante que o responsório dele diz: se milagres desejai, recorrei a Santo Antônio. Então, é todo tipo de milagre e não só o casamento, que não é um milagre. O casamento é um acontecimento de amor, mas outros tantos milagres como a partilha do pão, a bondade, o amor, o anúncio e a vivência do evangelho. Esse é o Santo Antônio da igreja, o grande intercessor. E por que ele é isso? Porque ele viveu de forma intensa o evangelho, ele foi apaixonado pelo evangelho. E o apaixonar-se fez dele esse santo conhecido, popular, um homem simples, humilde e desapegado de si e de todas as coisas”, afirma o frei. (Da Redação)
.
Galeria
Confira a galeria de fotos