Católicos, Corpus christi, Corpus Christi, Procissão, Serragem, Sorocaba, Tapete
Tapetes marcam a tradição de Corpus Christi em Sorocaba
Ornamentos coloridos são feitos pela comunidade em sinal de fé
A tradicional montagem de tapetes de Corpus Christi mobilizou centenas de fiéis em Sorocaba, ontem (8). Os ornamentos foram confeccionados nas proximidades de igrejas católicas da cidade. As paróquias Nossa Senhora Auxiliadora, no Jardim Paulistano, e Santa Rosália, no bairro homônimo, foram duas das que mantiveram a tradição neste ano. As comunidades religiosas também realizaram as habituais missas e procissões com o Santíssimo Sacramento. A comemoração acontece em várias partes do País. A cidade de Santana do Parnaíba foi um dos destaques no interior paulista.
Na igreja Nossa Senhora Auxiliadora, cerca de 300 pessoas produziram o tapete de aproximadamente 204 metros, com 21 imagens. Feito na praça em frente ao local pelo segundo ano consecutivo, o trabalho durou cerca de seis horas. Serragem, borra de café, alimentos vencidos, tampas de garrafa pet e corantes deram vida a símbolos católicos e eucarísticos, além de figuras de santos. Durante a tarde, uma missa e a procissão encerraram a programação.
O processo de elaboração contou até mesmo com a presença do padre da paróquia, Antônio de Jesus Rocha, de 41 anos. Segundo ele, a exibição dos tapetes não precisa ser algo necessariamente bonito, já que o propósito da execução dos tapetes é uma demonstração pública de fé, reverência e devoção a Jesus Cristo. “Nós, católicos, temos a Eucaristia como o ápice da nossa fé, da nossa vivência e do nosso encontro com Deus. Então, reunimos os fiéis para a celebração eucarística especial de Corpus Christi, que é esse momento da demonstração do nosso gesto concreto de fé e desse amor que temos pela Eucaristia, pelo Cristo vivo e ressuscitado”, disse.
Ornamentos coloridos são feitos pela comunidade em sinal de fé (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/6/2023))
Eloisa Santos Cesar, 51 anos, dona de casa, vivenciou as emoções da criação dos ornamentos pela quinta vez. Aos prantos, ela contou que todo o esforço e cansaço valeram a pena. “A gente vem porque quer mostrar que somos católicos, que cremos e seguimos um Deus vivo”, falou.
Na comunidade, chamou a atenção a participação de várias crianças na “força-tarefa”. Umas delas foi o estudante João Soares Rainha, 11 anos. Em sua primeira vez ajudando, o garoto contribuiu para a concretização de dois tapetes. “A gente retribui a Jesus o que Ele fez por nós”, pontuou.
Santa Rosália
Já na paróquia Santa Rosália, cerca de 100 cristãos montaram um tapete de aproximadamente 500 metros, composto por em torno de 40 imagens. Foram quatro horas de trabalho conjunto e o ornamento ocupou boa parte do quarteirão ao redor do templo. À noite, houve celebração e, em seguida, a peregrinação com o Santíssimo Sacramento.
Responsável pela organização da ação, o conferente de expedição Thiago Kawano, 40 anos, cumpre a tradição há mais de 20. Ele não esconde o orgulho por estar à frente da atividade. “Eu estou na igreja desde pequeno. Então, ter assumido essa responsabilidade foi uma satisfação muito grande”, destacou. “É uma sensação muito prazerosa poder fazer esse sacrifício, esse serviço voluntário."
Lauro Alves Lima Custodio, 47 anos, personal trainer, auxiliou no processo pelo segundo ano. Quando conversou com a reportagem, no final da manhã de ontem, Custodio realizava os últimos acabamentos em algumas imagens. Perguntado sobre qual era o sentimento por ter concluído, mais uma vez, algo especial para ele, conseguiu resumir em uma palavra: gratidão. “Não é uma penitência, não é nenhum pagamento. Na realidade, é adoração e consagração a Cristo. Fazemos por amor extremo a Ele, mesmo”, finalizou. (Vinicius Camargo)
Galeria
Confira a galeria de fotos